
A cantora Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos após complicações em decorrência de um câncer de intestino. A informação foi confirmada pela equipe da artista. Cantora, empresária e apresentadora, era era filha do também cantor Gilberto Gil.
Preta Gil havia anunciado a diença publicamente em janeiro de 2023 e iniciou o tratamento. Nos últimos dias, ela teve uma piora no quadro clínico.
A cantora se declarava abertamente bissexual e pansexual. Também foi defensora dos direitos LGBT.
Nascida em 8 de agosto de 1974, Preta Gil é filha do músico Gilberto Gil e da empresária Sandra Gadelha, sendo meia-irmã do músico Bem Gil, da apresentadora Bela Gil e da cantora Nara Gil, sobrinha do cantor Caetano Veloso. Teve como segundo nome Maria, segundo contou a própria cantora, por conta de uma condição imposta pelo tabelião do cartório para registrá-la como Preta.
Carreira
O primeiro álbum de estúdio de Preta Gil, intitulado Prêt-à Porter, saiu em 2003. Preta tirou fotos nua para a capa e o encarte do CD. O segundo álbum de estúdio de Preta Gil, intitulado Preta, foi lançado em setembro de 2005. O CD continha apenas duas músicas: “Muito Perigoso” e “Você e Mene, You and Me”. Em 2008, Preta estreou sua nova turnê, chamada “Noite Preta”, onde em 20 de outubro de 2009 gravou seu primeiro show em DVD/Blu-ray. Ainda lançou os discos ‘Sou Como Sou’ (2012) e ‘Todas as Cores’ (2017). E somou aparições em programas de TV.
O primeiro casamento de Preta Gil foi com o ator Otávio Müller. Com ele, a cantora teve seu único filho, Francisco Gadelha Gil Moreira Müller de Sá, nascido em 1995. Seu segundo matrimônio durou quatro anos com o mergulhador Carlos Henrique Lima. Em 24 de novembro de 2015 tornou-se avó de uma menina batizada como Sol de Maria, nascida na Clínica Perinatal, no Rio, na Barra da Tijuca, fruto da união de seu filho com a modelo Laura Fernandes.
Em 2017, em parceria com Fátima Pissarra e Carlos Scappini, Preta fundou a Mynd através da Music2, que operava a Vevo no Brasil.