Reprodução – Denny O’Neil e o Batman de 1971

O autor de histórias em quadrinhos Denny O’Neil, famoso por seu trabalho com personagens como o Batman, morreu nesta quinta-feira (11), aos 81 anos, de causas naturais.

Nascido em 3 de maio de 1939, O’Neil inicou a carreira nos anos 1960, como assistente de Stan Lee. Começou a escrever HQs para a Charlton Comics e, depois, para a Marvel e a DC.

Embora tenha trabalhado com personagens como Homem-Aranha e Demolidor na Marvel, O’Neil ficou conhecido como o autor que redefiniu o Batman na década de 1970, junto com o desenhista Neal Adams.

Na época, o Batman eram considerado um personagem caricato, devido ao famoso seriado dos anos 60. O’Neil retomou o conceito do homem-morcego, com ênfase a histórias mais sombrias, violentas e misteriosas. As novas histórias deram respeitabilidade ao herói e foram um sucesso. Nessa época, o autor ainda criou o vilão Ra’s Al Ghul, um dos mais relevantes inimigos do Batman.

O’Neil voltou a aparecer com destaque nos quadrinhos nos anos 1990, quando houve uma nova onda de sucesso do Batman. Foi ele quem escreveu a base para a saga ‘A Queda do Morcego’, que traz o vilão Bane.

O autor também esteve em um projeto que envolvia o Lanterna Verde e o Arqueiro Verde, mais uma vez ao lado de Adams. Os dois heróis percorreram os Estados Unidos de leste a oeste e vivenciaram situações de violência doméstica, preconceito e racismo. Os personagens tinham como característica serem muito humanos, lidando com conflitos internos.