
Acontece, a partir de 29 de outubro, o festival de cinema DJANHO! em vários pontos da cidade. O Cine Passeio, Cinemateca de Curitiba (Sala Groff), Museu de Ciências Forenses (antigo Necrotério do IML) e Espaço Cadeia Produtiva são palcos para filmes nacionais e internacionais. O evento vai até dia 5 de novembro. A programação também promove bate-papos, palestras e festas.
No dia 29 será realizada a sessão de abertura no Cine Passeio, no Centro, com o longa Ogiva (2025). O diretor Cadu Rosenfeld estará presente na ocasião.
Outros destaques nacionais são os longas de horror Edifício Bonfim, de Lígia e Tomás Wallpaper; Sob o Domínio, de Julio Cesar Napoli; e a ficção científica Consequências Paralelas, de Gabriel França e CD Vallada.
Cerca de metade dos filmes exibidos é do Brasil. “O DJANHO! sempre teve o compromisso de valorizar o cinema nacional, especialmente as produções independentes. É importante que o público veja que existe uma cena viva e inventiva por aqui — e que ela dialoga com o que há de mais interessante no mundo”, avalia o criador do evento Paulo Biscaia Filho. Ao todo, o festival exibirá 53 filmes de 11 países e quatro continentes, entre longas e curtas-metragens.
Curitiba será representada na programação com o longa-metragem Aloha, Malandro, de Evandro Scorsin. A trama mistura humor e violência cotidiana e acompanha Jairo, um homem quebrado que sonha em viver em paz no Havaí, mas acaba se envolvendo em um assalto, um romance e uma sequência de crimes acidentais.
Clássicos
A edição do DJANHO! de 2025 terá uma mostra de clássicos, com títulos que marcaram a história do horror. Entre os títulos estão The Stuff (1985), de Larry Cohen; O Retorno dos Mortos-Vivos (1985), de Dan O’Bannon; O Vingador Tóxico (1984), de Michael Herz e Lloyd Kaufman; e A Noiva de Frankenstein (1935), de James Whale. As exibições acontecem em sessões especiais no Museu de Ciências Forenses, onde era o antigo necrotério de Curitiba, e a organização promete surpresas para algumas das sessões.
Uma das novidades deste ano é a mostra “Máquinas do DJANHO”, dedicada a curtas que exploram o impacto da tecnologia na vida contemporânea. A seleção aborda temas como inteligência artificial, vigilância e o medo do desconhecido nas relações humanas. A programação ainda inclui um circuito de festas com temática de Halloween.
DJANHO!
O DJANHO! ganhou vida em 2013 por meio da produtora Vigor Mortis, com o nome “Grotesc-O-Vision”. Em 2022, a mostra foi rebatizada como “DJANHO! É a Mostra Internacional e Interbairros de Cinema Fantástico de Curitiba, piá!”, quando se consolidou como o maior festival do gênero no Paraná e um dos maiores do país. Desde então, o evento se consolidou como um espaço de celebração do cinema fantástico, reunindo produções nacionais e internacionais, de cineastas consagrados e independentes, promovendo o intercâmbio cultural e a formação de novos públicos.
SERVIÇO
DJANHO! É a Mostra Internacional e Interbairros de Cinema Fantástico de Curitiba, piá
Quando: de 29 de outubro a 5 de novembro de 2025
Onde: Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410); Cinemateca de Curitiba – Sala Groff (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174); Museu de Ciências Forenses – Polícia Científica do Paraná (Avenida Visconde de Guarapuava, 2652) e Espaço Cadeia Produtiva (Rua Barão do Rio Branco, 395).
Ingressos: R$ 6 nas sessões do Cine Passeio e gratuitos nos demais espaços.
Programação completa: www.djanho.com