Mostra Internacional de Artes para Crianças chega a Grande Curitiba com atrações para todas as idades

Serão nove dias com apresentações gratuitas para todas as idades

Editado por Alana Morzelli
Captura de Tela (41)

Foto: Oliver Streamer

Pela primeira vez, alcançando a Região Metropolitana de Curitiba (Colombo, Fazenda Rio Grande e Piraquara), a 9ª edição da Espetacular – Mostra Internacional de Artes para Crianças transforma a capital paranaense e seus arredores em palco voltado à infância. Entre os dias 6 e 14 de setembro, 25 atrações vão se desdobrar em 42 atividades ao longo dos dias.

A ideia, de acordo com Michele Menezes, idealizadora e diretora do festival, produzido pela Pró Cult, é ampliar seu alcance em direção a novas infâncias, em novos territórios. “Nosso objetivo é fazer a arte chegar cada vez mais a crianças que normalmente não têm a oportunidade de vivenciar experiências culturais”, conta. 

Inspirada pela imagem dos “três macacos sábios”, que tapam os olhos, ouvidos e boca, a 9ª edição da Espetacular propõe justamente o contrário: abrir os olhos para novas formas de ver, abrir os ouvidos para múltiplas vozes, abrir a boca para falar, cantar, rir e perguntar. A curadoria, realizada por Michele Menezes e Bebê de Soares, produtora residente na Alemanha, selecionou 25 atrações que vão se desdobrar em 42 atividades ao longo de nove dias, entre espetáculos nacionais e internacionais, oficinas, apresentações escolares e encontros formativos. “A programação transita por linguagens como artes visuais, teatro, dança, música, circo, literatura e performance, sempre com foco na escuta, no encantamento e na liberdade de expressão”, revela Bebê.

Para Michele Menezes, essa edição marca uma transição simbólica: “Sinto que, assim como o número 9, a Espetacular atinge a maturidade, mas sem fechar ciclos. Pelo contrário: ela prepara o terreno para novas experiências, descobertas e encontros. A palavra que me vem é expansão. Expansão de olhar, de sentimentos, de percepção”.

A abertura oficial acontece no dia 6 de setembro, às 16h, no Guairinha, com o espetáculo internacional BLOOOM, do grupo alemão Teatro 4Garoupas. Voltada para crianças de 5 a 10 anos, a peça mistura dança e teatro para contar a jornada de Gargadênia, uma menina que descobre um mundo mágico da natureza, enquanto busca pertencer e criar raízes. Com poesia, humor e imagens marcantes, BLOOOM convida o público a refletir sobre o crescer em tempos incertos.

Além dos palcos tradicionais de Curitiba, incluindo praças, escolas e espaços culturais, a Mostra vai ocupar também escolas públicas da Região Metroplitana, com sessões exclusivas para  estudantes, em ações cuidadosamente planejadas para atender a esse público.  Para Michele, a descentralização é uma conquista importante para o projeto.  “É como construir uma ponte entre a arte e a infância, com experiências criadas especialmente para contextos diversos,  do teatro ao pátio escolar”, revela. 

A Espetacular também fortalece sua vocação formativa e de articulação em rede. O 1ª Encontro de Programadores vai reunir programadores de importantes festivais, de várias regiões do Brasil, oferecendo ações que promovem trocas entre artistas, educadores e gestores, bem como oficinas direcionadas a artistas, estudantes, professores e crianças. Todas as ações são gratuitas. Para Michele, uma das missões do festival é: “trazer o mundo para Curitiba e levar Curitiba para o mundo. Esse encontro de programadores com artistas, produtores e gestores da nossa cidade é uma oportunidade única de intercâmbio e prospecção”, afirma.

A inclusão segue como um eixo fundamental da Mostra. Em 2025, o público PCD e pessoas neurodivergentes podem contar com um canal exclusivo de atendimento via WhatsApp: (41) 99293-1103. Por esse número, é possível reservar ingressos com antecedência, solicitar atendimento prioritário e tradução em Libras, quando necessário. A iniciativa visa garantir uma experiência acolhedora para todas as infâncias.

A programação completa está no site oficial da Espetacular: www.mostraespetacular.com.br e também no instagram: @mostraespetacular.

A 9ª Espetacular conta com suporte da Acción Cultural Española (AC/E) e do Institut Ramon Llull para vinda dos artistas espanhóis. Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná. Apoio: COPEL, COMPAGÁS e LIGGA TELECOM.

Uma semana de encontros, encantamento e arte em movimento

A programação da 9ª Espetacular começa no sábado (6/9) com o espetáculo internacional BLOOOM, no Guairinha (16h), além do evento fechado: 1º Encontro de Programadores, e segue até o domingo (14/9), com atividades distribuídas por Curitiba e cidades da Região Metropolitana. Destaques incluem:

Domingo (7/9): performance  interativa Visita Guiada na Praça João Cândido (11h); espetáculo espanhol Copiar, no Teatro Bom Jesus (16h); e apresentação do projeto “Circuito Iberoamericano Imaginart”, na Agrupa Cultura (18h). 

Segunda (8/9): pela manhã uma imersão no Campo das Artes; oficina de Dança Contemporânea para Infâncias no espaço Koluderê (11h); vivência teatral em família (Des)Cobrindo Sentimentos na Alfaiataria (15h); o encontro de programadores Conexões Culturais, na Agrupa Cultura (17h); e Workshop de Dança com Eugênia Labuhn, no Studio D1 (18h). 

Terça (9/9): encontro de programadores Painel sobre Investimentos em Cultura (10h); apresentação escolar do espetáculo “…e as ideias voam” no Teatro Cleon Jacques (14h30); e o 4º encontro de programadores Mobilidades Possíveis: Festivais Europeus, na Agrupa Cultura (17h). 

Quarta (10/9): apresentações escolares e ações pedagógicas em Piraquara – A Menina dos Olhos D’Água  (9h30 e 14h50); em Curitiba: “…e as ideias voam” no Teatro Cleon Jacques (14h30); e Oficina de Dança Contemporânea para Bailarines (19h).

Quinta (11/9): ações em escolas de Colombo e Fazenda Rio Grande com os espetáculos O Vazio (10h e 13h30) e Malagueta quer ser Grande (10h e 13h30); em Curitiba: Uma Cidade de Sombras (9h30 e 14h30) no Teatro Sesi Portão; sessões de BLOOOM para escolas no Teatro Cleon Jacques (9h30 e 14h30); e ainda Oficina para Professores na Garalhufa (19h).

Sexta (12/9): apresentações escolares de O Vazio, em Colombo (9h30 às 15h); sessão escolar de Malagueta Quer Ser Grande em Curitiba (10h); e performance  itinerante de Ohtli no Parque São Lourenço (15h e 17h).

Sábado (13/9): instalação imersiva La Guarida de los Sentidos para bebês no Teatro Cleon Jacques (10h e 14h); sessão aberta de Malagueta Quer Ser Grande no Parque São Lourenço (11h); Jogos de Palhaçarias para Pequenos no Museu Paranista (14h); e apresentação de O Vazio no MON (16h).

Domingo (14/9): no encerramento uma nova edição da performance Visita Guiada na Praça João Cândido (11h); seminário intensivo para atores El Cuerpo A Cargo na Garalhufa (9h); e Cabarézinho no Espaço Fantástico das Artes (15h). 

SERVIÇO 9ª Espetacular – Mostra Internacional de Artes para Crianças

Dias: 6 a 14 de setembro de 2025

Cidades: Curitiba, Colombo, Fazenda Rio Grande e Piraquara

Ingressos Espetáculos: Todas atrações gratuitas – retirada de ingressos pelo sympla,  ou diretamente na bilheteria dos teatros

Inscrições oficinas: Via formulário no Link na Bio @mostraespetacular 

Canal de acessibilidade: (41) 99293-1103

Informações e programação: @mostraespetacular e www.mostraespetacular.com.br