
O resultado da parceria do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) com o museu francês Frac Bretagne poderá ser visto em setembro. No dia 2, às 11 horas, será aberta a mostra “Lá onde o mar separa, lá onde as imagens conectam”. A exposição segue em cartaz até 17 de setembro, na sala 8 do MAC no MON, compartilhando espaço com a mostra “O Acervo do MAC pelo olhar de Fernando Velloso”.
A exposição é uma parceria com o museu francês Frac Bretagne e com apoio da Aliança Francesa Curitiba, a mostra reúne obras audiovisuais dos artistas Ismaïl Bahri, Yto Barrada, Julien Creuzet, Katia Kameli, Ange Leccia e Natacha Lesueur.
A mostra explora as migrações não como simples passagens de um ponto a outro, mas como experiências de inquietação, resistência e memória em movimento. Por meio de uma constelação de obras em vídeo com abordagens heterogêneas, ela traça uma cartografia fragmentada, atravessada por heranças coloniais, tensões geográficas, distâncias linguísticas e imaginários do exílio.
“Essa parceria internacional é um marco para o MAC e reafirma o papel do museu como espaço de encontro entre diferentes culturas e olhares artísticos. Ao trazer ao público paranaense uma produção tão potente e diversa, fortalecemos o diálogo entre o Brasil e a França em um momento de celebração e cooperação cultural”, destaca Juliane Fuganti, diretora do MAC-PR.
As obras percorrem múltiplos territórios, do Magrebe à Córsega, da Martinica ao Brasil, até a Polinésia. As imagens deslocam os relatos dominantes, abrem fissuras e fazem emergir outras relações com os lugares e a história.
A abertura é gratuita e aberta para todos os públicos. O acesso será pela rampa caracol, ao lado do estacionamento do museu.
MAC Paraná
Fundado em 1970, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná possui um acervo com mais de 2 mil obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Além das exposições, a instituição mantém o Setor de Pesquisa e Documentação, um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do Brasil, e um Setor Educativo, que promove visitas mediadas e oficinas gratuitas.
Serviço:
Abertura da exposição “Lá onde o mar separa, lá onde as imagens conectam”
Data: 02/08
Horário: 11 horas
Local: Sala 8 do MAC no MON – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba
Acesso gratuito pela rampa caracol
Visitação
De 02 a 17 de setembro de 2025
Horário: terça a domingo, das 10h às 17h30
Ingressos: R$ 36 (inteira) | R$ 18 (meia-entrada)
Entrada gratuita às quartas-feiras e no último domingo do mês