museu menonita
Museu Heimat da Colônia de Witmarsum, em Palmeira. (Divulgação)

O Museu Heimat, localizado na Colônia Witmarsum, no município de Palmeira, recebeu o “Prêmio em Reconhecimento à Trajetória de Espaços Culturais 007/2024”, da Política Nacional Aldir Blanc no Paraná. O espaço foi escolhido por conta do trabalho de preservação da história menonita no Estado.

Com o prêmio, o museu receberá R$ 30 mil, de um total de R$ 1,5 milhão distribuídos entre os 50 vencedores. O diretor do Museu Heimat, Ricardo Philippsen, destacou a importância das parcerias com empresas locais para a manutenção do espaço.

“Construir essa ponte entre o passado e o presente não é um trabalho solitário”, afirmou Philippsen. “Nossa jornada só é rica por causa das parcerias com empresas da região, que nos apoiam financeiramente e viabilizam todo o nosso trabalho, desde a continuidade de atividades como os grupos de dança, as oficinas e a manutenção do acervo”.

Localizado no centro da Colônia Witmarsum e instalado na casa sede da antiga Fazenda Cancela – um patrimônio histórico do Paraná – o Museu Heimat completou 35 anos em setembro de 2024. O espaço é dedicado à preservação da história e da cultura menonita, um grupo étnico-religioso de origem europeia que se estabeleceu no Paraná no século XX.

O museu mantém anualmente cursos de danças folclóricas, oficinas de artesanato e do dialeto local, além de oferecer visitas guiadas e exposições, buscando ampliar o conhecimento sobre a história menonita para o público em geral. “Esse prêmio nos motiva a seguir contando essa história, que une cultura e história, e fortalece os laços entre as diferentes gerações”, disse o diretor.

O museu foi um dos 50 espaços culturais escolhidos pela premiação, anunciada no dia 10 de fevereiro, que reconhece locais que promovem a arte e a cultura, além de contribuírem para a preservação do patrimônio histórico.