
Os museus de Curitiba, a Biblioteca Pública do Paraná e o Teatro Guaíra estarão abertos em horários diferentes nesta quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi. Veja abaixo a programação:
- Veja como fica o tempo no Paraná no Corpus Christi, um dos últimos feriadões do ano
- Com mais de 150 espetáculos, Natal de Curitiba já tem data de início
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Devido ao feriado, a Biblioteca estará fechada do dia 19 (quinta-feira) até o dia 22 (domingo). Nesta semana, não ocorre a Oficina Permanente de Poesia, marcada para todas as quintas. As atividades retornam normalmente no dia 23 (segunda-feira), às 8h30.
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Durante o feriado, o MON estará aberto normalmente, das 10h às 18h, com acesso até as 17h30.
Um dos destaques é a exposição “Re-Selvagem”, da artista francesa Eva Jospin, a nova mostra internacional realizada pelo Museu Oscar Niemeyer (MON) e a primeira da artista no Brasil. A curadoria é de Marcello Dantas. A exposição reunirá nove obras de grandes dimensões, entre elas instalações e desenhos, além de dois vídeos. A matéria-prima das instalações é o bordado de seda e o papelão, mas a artista também usa madeira, bronze, tecido e outros materiais.
Também estão em cartaz “Miguel Bakun: O Olhar de uma Coleção”; “Veemente”; “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra”, “África – Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Espaço Niemeyer”; “Pátio das Esculturas” e “MON sem Paredes”.
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)
O MAC Paraná seguirá o horário do Museu Oscar Niemeyer, onde está temporariamente instalado. Já a Sede Adalice Araújo estará fechada a partir de quinta-feira, dia 19, e retornará ao funcionamento normal na segunda-feira, dia 23.
Está em cartaz no MAC no MON as mostras “O Acervo do MAC pelo Olhar de Fernando Velloso”, na sala 08, e a exposição “Sobrevoo”, comemorativa dos 80 anos de Rogério Dias, na sala 09.
O Museu Paranaense estará aberto normalmente, das 10h às 17h30, com acesso até as 17h.
Um dos destaques é a mostra “Ciclo(s) – Percepções da Alma em Movimento”. A exposição reúne obras das artistas Lu Berlese e Michelle Serena, que propõem uma imersão sensível sobre os ciclos da vida, da natureza e da arte. Por meio de fotografias, vídeos, performances e instalações, o público é convidado a refletir sobre o tempo, a memória e a transformação.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
O Museu Casa Alfredo Andersen estará aberto normalmente, das 10h às 17h30, com acesso até as 17h.
Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, a exposição permanente da casa contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a produção artística do homem que dá nome ao nosso museu casa. A entrada é gratuita.
Museus da Imagem e do Som (MIS-PR)
O Museu da Imagem e do Som estará aberto normalmente durante o feriado, mas com horário especial. Na quinta (19) de junho, das 10h às 18h e na sexta até às 19h.
O MIS-PR expõe “Desse Lado do Muro”, como parte do Projeto Cárcere, que ocupa o prédio do antigo Centro de Triagem da Rua Barão do Rio Branco, no Centro de Curitiba. A mostra, em parceria com a Agência Farpa, apresenta uma seleção de imagens feitas em 18 presídios de sete países da América Latina pelos fotógrafos Erick Dau, Francisco Proner e Thiago Dezan.
O Centro Cultural Teatro Guaíra terá apresentações durante a semana de feriado. A programação completa está disponível no site. Um dos destaques é o 1º Festival de Violoncelos de Curitiba, iniciativa que busca promover o violoncelo como instrumento central em apresentações, debates e ações pedagógicas, incentivando o desenvolvimento técnico, artístico e cultural de violoncelistas brasileiros, com especial ênfase nos músicos do Paraná.