A primeira temporada de concertos de 2010 do Coro da Universidade Federal do Paraná será nos dias 02 e 03 de julho (sexta e sábado), às 20h30. Desta vez as apresentações serão realizadas no Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná, na Avenida João Gualberto, 250 – Alto da Glória (ao lado do Passeio Público).
Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.
No dia 01 haverá um ensaio aberto no mesmo local e horário. A entrada é franca para todos os dias. O repertório escolhido pelo maestro Álvaro Nadolny é inteiramente dedicado ao compositor alemão, Johannes Brahms. No programa estão as obras: Zwei Motetten, op. 29 ( Os Dois Motetos): Es ist das Heil uns kommen her e Aus dem, (Salmo 51), que são composições referenciadas nos Salmos bíblicos e foram escritos entre 1859 e 1860.
Compõem também o concerto as obras: Gesang der Parzen, op. 89 (Canto das Parcas), que é inspirada nas Senhoras do Destino da Mitologia Grega; Gesang aus Fingal, op. 17 , escrito para o coro feminino com base na mitologia Celta; Begräbnisgesang ,op. 13, sua famosa canção fúnebre. Uma obra-prima, trágica e esperançosa. Foi escrita em 1858, dois anos após a morte de Robert Schumann. É um trabalho incomum e foi uma das primeiras obras publicadas para coro, junto com o contemporâneo Ave Maria, Op. 12
Além do Coro serão apresentados dois solos e um duo também com as composições de Brahms: Wie Melodien, com o soprano Aline Petry; An eine Äolsharf, com o tenor Rodrigo Costa e Phänomen, com o soprano Cristiane Serkes e mezzo-soprano Daniele Franco. Todos os solistas são integrante do Coro da UFPR.
Este mesmo repertório será apresentado no dia 11 às 20h na 20ª edição do Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná na cidade histórica de Antonina, na Igreja Matriz de Nossa do Pilar, localizada no alto da Praça Coronel Macedo, centro da cidade.
Johannes Brahms
O compositor alemão Johannes Brahms nasceu em 1833, século XIX, em 7 de maio de 1833, em Hamburgo e faleceu em Viena no dia 3 de abril de 1897. Brahms dedicou-se a todas as formas, exceto balé e ópera, que não lhe interessavam – seu domínio era realmente a música pura, onde reinou absoluto em seu tempo.
Foi um grande compositor de canções. Numericamente, os lieder (canções) formam a maior parte da sua obra. Entre os ciclos mais conhecidos encontram-se Romanzen aus Magelone e as Quatro Canções Sérias.
Na música coral de Brahms foi um compositor muito produtivo. Como herdeiro de Bach e da tradição protestante alemã, baseou a maioria de seus motetos em textos da tradução de Lutero da Bíblia infundindo às obras uma grande dose expressiva e emocional.