(Franklin de Freitas)

Um dos grandes nomes da música latino-americana, o cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler se apresentou na noite deste sábado (17 de setembro) em Curitiba. O artista trouxe à capital paranaense o show de seu novo disco, “Tinta y Tempo”, com apresentação começando às 21 horas no Teatro Guaíra. O álbum que foi criado no confinamento da pandemia, traz dez novas músicas sobre formas de rearmar, em todos os âmbitos: dos relacionamentos ao amor próprio.

Na apresentação, os fãs da capital paranaense puderam conferir canções inéditas como “Tinta y tiempo”, “¡Oh, algoritmo!” (parceria com a israelense Noga Erez) e “Amor al arte”. Do outro lado, Drexler pôde sentir de perto a boa receptividade do público para com seu novo trabalho.

“Tinta y Tempo”, lançado em abril, é odécimo quarto álbum de estúdio do artista uruguaio e chega no 30º aniversário do lançamento de seu primeiro disco. O anterior foi “Salvavidas de Hielo”, que estreou em 2017. Três décadas de canções que continuam a somar ao imaginário do uruguaio, que se destaca especialmente pela conexão com o público em seus shows pelo mundo.

Sobre Drexler

Drexler, que é um dos grandes nomes da música latino-americana, teve seu reconhecimento internacional depois de ganhar o Oscar pela trilha sonora do filme “Diários de Motocicleta”, do diretor brasileiro Walter Salles, em 2005. A canção “Al Otro Lado del Río”, do álbum “Eco”, foi a primeira música em espanhol a vencer o Oscar de Melhor Canção Original. Em 2014, contou com a parceria do consagrado cantor brasileiro, Caetano Veloso, no seu disco, “Bailar en la Cueva”, gravado na Bolívia. Com este trabalho ganhou dois Grammy Latinos (nas categorias Gravação do Ano e Melhor Álbum de Cantor-Compositor), e foi indicado ao Grammy Awards (categoria do Melhor Disco de Rock Latino, Urbano ou Alternativo), sendo um álbum mais festivo e dançante. Com 14 discos lançados durante sua carreira, além de músico, ele é médico especializado em otorrinolaringologia.

Público faz manifestação política antes do show

Antes da apresentação de Jorge Drexler, o público presente no Teatro Guaíra tratou de se manifestar politicamente. No mesmo dia em que Lula esteve em Curitiba participando de um comício, os espectadores exaltaram o nome do ex-presidente e atual candidato à Presidência da República. Na sequência, um coro de ‘Fora, Bolsonaro’ ecoou pelo teatro.