Entre maio e junho, cinco cidades brasileiras – Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília – recebem a programação do Whisky Festival programação do festival, que traz atrações escocesas. O Whisky Festival é promovido pela Diageo, maior empresa de bebidas alcoólicas do mundo e detentora de marcas como JOHNNIE WALKER®, BUCHANAN’S®, OLD PARR®, J&B®, LOGAN™, BLACK&WHITE®, WHITE HORSE®, entre outras.
A cada ano trazemos os principais representantes da cultura contemporânea escocesa para o Brasil. Nesta edição, a gastronomia e a música contemporâneas são os focos da programação, afirma Tânia Cesar, Diretora de Marketing da Diageo no Brasil.
A partir do dia 30 de abril (sábado), homens vestindo o tradicional kilt passeiam pelas ruas das cidades que recebem o festival. Com o fôlego em dia, a banda St. Andrew Society of São Paulo Pipes and Drums, liderada pelo escocês Colin Pritchard, entoa músicas contemporâneas e tradicionais em gaitas de fole e percussão, anunciando o início do festival.
GASTRONOMIA – O chef escocês Tom Kitchin, o chef mais jovem a conquistar estrela no Guia Michelin, vem para o Brasil a convite do festival e realiza jantares em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Salvador.
Kitchin é reconhecido por levar ao prato os ingredientes mais frescos de cada estação, em delícias criadas a partir do conceito de Gastropub, que leva as técnicas da alta gastronomia francesa e ingredientes frescos aos descontraídos ambientes dos pubs. Os jantares, totalmente harmonizados com whisky, custam R$ 120,00 por pessoa e incluem três mini entradas (sopa gelada de beterraba com truta defumada, carpaccio de polvo e frutos do mar brasileiros, e terrine de cabeça de porco desossada com camarões brasileiros), prato principal (Beef Wellington brasileiro com cogumelos shitake) e sobremesa (Baba ao uísque com frutas da estação).
A partir do contato com o chef escocês, a chef Bel Coelho vai executar jantares no mesmo tom em Brasília, e em Curitiba. O menu da chef, que custa R$ 120,00 por pessoa, inclui três mini-entradas (ceviche de robalo com espuma de guacamole, cestinha crocante com confit de costela de porco e purê de marrom com whisky, e ovo de codorna em baixa com creme de mandioquinha e farofa de chorizo espanhol), prato principal (carré de cordeiro com risoto de abóbora e avelãs e molho de whisky) e sobremesa (suflê de chocolate 70% com sorvete de whisky e farofa de castanha do Pará).
PETISCOS – Mais de 180 bares de todo o Brasil participam do Whisky Festival. A partir dos conceitos de harmonização de Tom Kitchin, curadores do festival analisaram o cardápio de todas as casas e elegeram os petiscos que melhor harmonizam com whisky. As combinações estão destacadas com selos do Whisky Festival nesses bares e podem ser degustadas a preços especiais. A lista completa dos locais estará disponível no site www.whiskyfestival.com.br a partir de 1º de maio.
MÚSICA – O Whisky Festival também traz três representantes da atual cena musical escocesa para mini turnês pelo país. A banda indie Teenage Fanclub abre a programação e se apresenta em São Paulo e no Rio de Janeiro. Formada na cidade escocesa Bellshill pelos guitarristas Norman Blake e Raymond McGinley, pelo baixista Gerard Love e pelo baterista Francis MacDonald, a banda emergiu na cena de Glasgow no início dos anos 90 e já acumula dez discos produzidos em 22 anos de carreira. O terceiro disco da banda, Bandwagonesque na lista dos 1001 Discos Para se Ouvir Antes de Morrer, elaborada por 90 renomados jornalistas e críticos de música.
Outra atração do festival é o duo de djs de house music Silicone Soul, que faz shows em Curitiba, em Brasília e em Salvador. A dupla de Glasgow, os djs e produtores Craig Morrison e Graeme Reedie, surgiu em 1998 e, em 2001, emplacou o hit Right On, uma das faixas que melhor traduzem o espírito do início daquela década – uma faixa de house com linha de baixo gorda, percussão bem marcada e um chique vocal feminino (de Louise Clare Marshall). O nome da banda – alma de silicone, em bom português – explica a maneira como esculpem suas músicas, ainda que usando máquinas para fabricá-las: as faixas são quentes, carregadas de emoção.
Para fechar a programação do Whisky Festival, a banda Errors –quarteto de rock eletrônico formado em Glasgow, com influência da acid house do final dos anos 80 – tocará em locais a serem definidos, em São Paulo e no Rio de Janeiro. A banda, formada por Simin Ward (guitarra e teclado), Steev Livingstone (guitarra, teclado), Greg Paterson (violão) e James Hamilton (bateria), representou a Escócia no festival South By Southwest, em Austin, Texas (EUA), em 2007.
Em 2008, lançou o primeiro álbum, “It’s not Something But it is like Whatever”, que caiu nas graças da crítica musical, encantada pelo som mais complexo e eclético do grupo. No final de 2010, saiu o disco de remixes Celebrity Come Down With Me, com faixas do Errors revisitadas por artistas como Gold Pand, The Field e Mogwai.
Programação Whisky Festival em Curitiba:
Apresentação banda St. Andrew Society of São Paulo Pipes and Drums (gaita de fole)
Endereço: Av. Bispo Don José, 2160 (em frente ao America Yankee Bar)
Data e horário: 8 de maio (domingo) às 13h
Jantar Bel Coelho
Local: Zea Mais Restaurante
Endereço: Rua Br Rio Branco, 354 – Centro
Data: 19 de maio (quinta-feira)
Show Silicone Soul
Local: Awake
Endereço: Rua Mateus Leme, 1875
Data: 26 de maio (terça-feira)