Nesta quarta-feira (18), encerra-se a fase de música erudita da 30ª Oficina de Música de Curitiba, mas o evento permanece até o dia 28, com novos cursos e espetáculos de música popular brasileira. Como é tradição na Oficina, a primeira fase encerra com um concerto da orquestra sinfônica e do coral formado pelos alunos. Juntos, os dois grupos reúnem mais de 300 integrantes.
Só a orquestra tem 170 componentes. Desta vez, eles sobem ao palco do Teatro Guaíra, sob a regência do maestro Osvaldo Ferreira, para apresentar a Sinfonia nº 9 em Ré menor, de Ludwig van Beethoven.
A regência do coro será feita pela maestrina Mara Campos. Os cantores tiveram a preparação vocal com a cantora Lucia Passos. Como assistentes de regência da orquestra, atuaram Priscilla Prueter, Martinho Lutero e Alexandre Mousquer. O concerto terá a participação especial dos solistas Kalinka Damiani (soprano), Ariadne Oliveira (alto), Ricardo de Castro (tenor) e Pepes do Valle (barítono).
Diretor artístico da 30ª Oficina e atual regente titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, o maestro Osvaldo Ferreira promete um espetáculo grandioso. A 9ª Sinfonia tem essa monumentalidade e os 30 anos da Oficina justificam esse espetáculo, diz o maestro.
O regente explica que essa sinfonia coral, uma das composições mais conhecidas do repertório ocidental e uma das obras-primas de Beethoven, tem a peculiaridade de unir instrumentos e vozes. Foi a primeira sinfonia escrita para coro e solistas, explica Osvaldo Ferreira. A união de coro e orquestra se dá no último movimento, chamado de Ode à Alegria.
Osvaldo Ferreira é português e se estabeleceu em Curitiba no ano passado, quando assumiu a direção da Orquestra Sinfônica do Paraná. O maestro é também diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba desde 2009. Seu currículo revela uma carreira de sucesso.
Foi diretor artístico da Orquestra do Algarve e Povoa de Varzim, diretor artístico do Festival Internacional de Música do Algarve, Viana do Castelo, diretor e administrador do Teatro Municipal do Faro. Fez pós-graduação em regência no Conservatório de São Petersburgo e mestrado em Chicago.
Premiado em 1999 no Concurso Sergei Prokofiev, na Rússia, recebeu o Fellowship do Aspen Music Festival nos Estados Unidos, conquistando o prêmio Academy Conductor. Foi assistente de Claudio Abbado em Salzburgo. Tem se apresentado regularmente na Rússia, União Europeia, África do Sul, Estados Unidos e Brasil.
Serviço:
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Teatro Guaíra
Endereço: Rua XV de Novembro, s/nº
Data e horário: Dia 18 de janeiro de 2012 (quarta-feira), às 20h30
Preço: A partir de R$ 10,00