Um quarteto de flautas doces, estilos musicais distintos e muita música boa na cabeça. Esta é a marca do grupo Quinta Essentia, evidenciada no repertório do seu primeiro álbum La Marca, que será lançado durante a 27ª Oficina de Música de Curitiba. O grupo, formado pelos flautistas Alfredo Zaine, Guilherme dos Anjos, Gustavo de Francisco e Renata Pereira apresenta-se neste sábado, às 12h, na Capela Santa Maria.

No repertório do concerto estão obras de compositores barrocos, como Boismortier, Purcell, Tarquínio Merula, Adriano Banchieri, Sweelinck e José Maurício Nunes Garcia, assim como autores contemporâneos. O grupo tocará uma peça de Pixinguinha e Benedito Larcerda, e de novos compositores como Julio Bellodi, Cláudio Menandro e Paul Leenhouts.

Formado em 2006, o Quinta Essentia é atualmente o único quarteto de flautas doces profissionalmente atuante no Brasil. Em três anos o grupo desenvolveu um trabalho consistente, já conquistou vários prêmios como o Concurso Nacional Jovens Cameristas Petrobrás, em Londrina (PR), e o Prêmio Estímulo de Música da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Em seus concertos, o quarteto procura reunir obras originais, transcrições, adaptações e arranjos com o intuito de divulgar a flauta doce, sua família de instrumentos e a formação quarteto. Atualmente o grupo divulga seus repertórios intitulados Flauti di Camera, Zumbido Apito, Combinação de Vozes e Falando Brasileiro, além de desenvolver dois projetos: Identidade, uma reunião de obras de atuais compositores brasileiros compostas em parceria e especialmente para o grupo; e Flauta, flautinha, flautão!, um repertório didático para apresentação em escolas, universidades e espaços educativos, com a proposta de formação de platéia e auxílio para os professores que trabalham com a flauta doce na educação musical escolar.

Serviço:
27ª Oficina de Música de Curitiba
Apresentação do Quarteto de Flautas Quinta Essentia
Data: 10 de janeiro de 2009, às 12h
Local: Capela Santa Maria
Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível)