Cultura Cinema nacional

“O Agente Secreto” ganha força por indicação ao Oscar 2026

Editado por Mario Akira
agente secreto

Cena de "O Agente Secreto" (Foto: Victor Jucá/Divulgação)

O filem nacional “O Agente Secreto” anda cada vez mais cotado por uma indicação ao Oscar 2026. A campanha do filme nacional por festivais de todo o mundo e em direção a temporada de premiações segue ganhando força e apoio internacional.

A Variety, publicação norte-americana de renome e especializada em entretenimento, destacou o longa de Kleber Mendonça Filho como candidato a garantir vaga não apenas na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026, mas também nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Roteiro Original.

O artigo ressalta ainda a sessão do filme que será apresentada por Walter Salles (vencedor do Oscar com “Ainda Estou Aqui”), na abertura do BRAVO Film Festival, no dia 19 de outubro, e será seguida por debate com Kleber Mendonça Filho e com a produtora Emilie Lesclaux.

Antes disso, o filme chega também ao AFI Latin American Film Festival (de 18 de setembro a 6 de outubro), nos EUA, e segue por uma extensa agenda de eventos audiovisuais. O 73º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián (de 19 a 27 de setembro), na Espanha, também recebe o filme, que, em seguida abre o 34º Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz (de 20 a 26 de setembro), na França, e o 23º Festival de Morelia (de 10 a 19 de outubro), no México.

Foi selecionado ainda para o Beyond Fest (de 25 de setembro a 9 de outubro), em Los Angeles; para o 63º Festival de Cinema de Nova York (de 26 de setembro a 13 de outubro); e BFI London Film Festival (de 8 a 19 de outubro, reunindo o maior colegiado de votantes do Oscar fora dos Estados Unidos). A agenda traz ainda Wagner Moura como homenageado no Festival de Zurique, na Suíça.

Essas sessões dão sequência a uma bem-sucedida trajetória por alguns dos mais importantes festivais de cinema do mundo, como:

Festival de Cannes, na França, onde garantiu os prêmios de Melhor Direção (Kleber Mendonça Filho) e Melhor Ator (Wagner Moura) e o Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e “Art et Essai”, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de
 Cinema d'Art et d'Essai); 

Festival de Cinema de Sydney, na Austrália; 

Festival Cinéma Paradiso Louvre, na França; 

Festival de Cinema New Horizons, em Wroclaw, na Polônia; 

Festival de Cine de Lima - PUCP, no Peru, onde recebeu os prêmios de Melhor Filme do Júri Oficial e Melhor Filme pela crítica internacional (FIPRESCI); 

Festival Internacional de Cinema da Nova Zelândia; 

Festival Internacional de Cinema de Melbourne; 

Festival de Cinema de Telluride.