É difícil ficar indiferente ao excêntrico dr. Castanho, que trata dos doentes mentais da novela “Caminho das Índias”, da Globo. Feito da autora, Glória Perez, que polemiza ao colocar um médico de métodos pouco usuais e cheio de manias em sua trama. Mais ainda, a repercussão é resultado da experiência do ator Stenio Garcia, de 77 anos, o defensor número um de Castanho. “Eu escolhi compor um personagem moderno”, diz ele. “Paciência se não agrado a todos. Eu tenho meus motivos para fazer um médico maluco.”

Os “motivos” vieram com os workshops realizados antes da estreia da novela. Neles, Stenio conheceu um psiquiatra no Museu do Inconsciente, no Rio de Janeiro, e desde então se inspira no comportamento despojado dele para interpretar Castanho. O médico da novela vive para os pacientes e mergulha em suas alucinações. “Esse jeitão faz parte da terapia ocupacional. Mas, infelizmente, percebi que muita gente estuda tanto e depois se fecha para novidades no mercado, como essa.”

A tática de Castanho em “Caminho das Índias” é sempre concordar com as “loucuras” dos pacientes. Recentemente, Tarso (Bruno Gagliasso) pediu ajuda ao médico para retirar o chip que imagina terem colocado nele. Dr. Castanho, claro, ajudou: “Calma. Vamos tirar, sim”.

Quase tanto desconforto quanto o jeito dissimulado do personagem de Stenio gera o seu visual – invariavelmente de óculos escuros. “Um médico normal não vai usar óculos escuros, mas eu escolhi assim”, contesta o intérprete de Castanho. “Alguns médicos não entendem o dr. Castanho e também não entendo muitas atitudes deles. O Castanho não é tradicional, mas uma coisa precisa ficar bem clara: a novela é, sim, fiel à realidade da psiquiatria.”
Para Stenio, a única coisa que pode prejudicar a veracidade da trama é a interpretação de alguns atores. “Nem todo mundo estuda como deveria. Infelizmente, na classe nova de atores, muita gente ainda tem muito a aprender. Não basta decorar texto. O Bruninho (Gagliasso) é uma exceção.”

Dá para imaginar que Stenio palpite no desempenho dos novatos. “Não sou um velho ‘mala’. Só dou toques. Falo que protagonista é só o cara que beija a mocinha, por exemplo. E falo tudo isso para o resultado final ser bom”
Carga Pesada —  Stenio Garcia tem lutado pelo retorno do seriado “Carga Pesada”, que protagonizava com Antônio Fagundes. “Nos últimos tempos, a emissora está revolucionando a grade e programas como o ‘Carga’, com 30 anos de estrada nas costas, infelizmente ficaram de fora”, reclama.