Teatro fantástico. Essa talvez seja a melhor definição para o trabalho do Aluminum Show, companhia israelense que faz a estreia da sua primeira turnê brasileira em Curitiba, apresentando-se no Teatro Positivo- Grande Auditório, no dia 24 de agosto, quarta- feira, às 20h30. De Curitiba, o Aluminum Show segue em turnê pelo país, com patrocínio do Bic Banco e que possui apoio da BBraun e Ministério da Cultura. A produção é da Musika Produções Artísticas. Uma turnê grande e que ressalta o prestígio da Companhia, que tem encantado plateias do mundo com uma mescla única teatro de objetos, reciclagem, ficção científica, artes plásticas e humor, que fazem do seu espetáculo uma diversão para toda a família, sem restrições de idade.
Fundado pelo especialista em efeitos visuais Yuval Kedem e pelo coreógrafo Irlan Azriel, Aluminum Show estreou em 2003, ganhou reconhecimento internacional e, desde então, vem hipnotizando platéias pelo mundo. O Aluminum já realizou turnês por Israel, França, Inglaterra, Estados Unidos e Argentina apresentou-se em festivais importantes no México e Escócia. Este ano, a companhia já fez turnê pelos Estados Unidos e Espanha, sempre com sucesso de crítica e público.
O espetáculo narra a estória de uma jovem máquina, que tenta reencontrar seus pais. Durante suas viagens através de um mundo futurista governado por uma tecnologia bizarra, a máquina/personagem encontra aventura, emoção e até mesmo um amigo humano, que faz o que for preciso para ajudá-lo a concluir sua busca. O espetáculo é contado com Aluminum Show utilizando de materiais recuperados de descarte industrial que são re-utilizados para construir o conjunto, vestir o elenco e interagir com a platéia. Com graça, música e muitos efeitos visuais, o grupo dá vida ao alumínio e produz um espetáculo sensorial em que todos os sentidos estão em alerta máximo.
Ilan Azriel — Ilan Azriel, dançarino e criador da Companhia Aluminum, nasceu em Dimona (Israel) em 1968. Ilan dançou por muitos anos no Inbal Dance Theater em Tel-Aviv e, depois, no Kibbutz Contemporary Dance Company (KCDC). Em 1997, Azriel estabeleceu o Dollbeat Group como um criador independente. Desde então, encena performances que combinam dança, coreografia única e manipulação de fantoches, máscaras e outros objetos. A última performance do Dollbeat Group, Around the world, ganhou a aclamação da crítica em Israel e na Europa. Tal espetáculo fez parte da representação de Israel nas feiras internacionais de turismo de Berlim, Moscou e Las Vegas.
Em 2003, Azriel criou a Aluminum Show com o especialista em desenho de objetos e efeitos visuais Yuval Kedem. A estréia foi no Festival Israel em Jerusalém, sendo que as atuações foram elogiadas desde o primeiro momento.
A primeira turnê do Aluminum Show no Brasil é produzida pela Musika, com patrocínio com patrocínio nacional do Bic Banco e patrocínio local da BBraun através do Ministério da Cultura- Lei Rouanet. A turnê compreende 12 cidades: Curitiba (24/ago Teatro Positivo), Porto Alegre (28/ago Teatro Bourbon), São Paulo (30/ago Teatro Abril), Goiânia (2/set Teatro Rio Vermelho), Rio de Janeiro (7/set Vivo Rio); Santos (8 e 9/set Teatro Coliseo), Belo Horizonte (10 e 11/set Espaço 104), Aracaju (15/set, Teatro Tobias Barreto); Maceió (16/set) Recife (17 e 18/set UFPE), Salvador (20/ set Teatro Castro Alves), Fortaleza (22/set Teatro Via Sul). A turnê Aluminum Show Brasil é uma realização Musika Produções Artísticas com patrocínio Bic Banco e B Braun.
A apresentação do Aluminum Show é hoje no no Teatro Positivo (Rua Professor Viriato Parigot de Souza, 5.300). Informações pelo fone 3317-3107. Ingressos estão à venda por R$ 104,00 (inteira, piso inferior) e R$ 84,00 (inteira, piso superior), na bilheteria do Teatro, às segundas e sextas-feiras das 9 ás 21 horas, e aos sábados das 9 horas e 18 horas. E através do Disk Ingresso, fone 3315-0808, ou através do site www.diskingressos.com.br.