Cultura Televisão

O mundo paralelo das emissoras segmentadas

Com programação voltada para públicos determinados, canais têm até estrelas

Agência Estado

Não existem outras mãos que apareçam tanto na TV quanto as de Heloisa Divardin, uma jovem de 22 anos que bem poderia usar o rosto delicado para fins artísticos. Nada de rosto. Ali, nos estúdios da TV Medalhão, em Curitiba, são as mãos de Heloisa que importam. Enquanto o apresentador anuncia o preço de anéis, alianças e pulseiras, Heloisa posa firme sobre a mesa, sem tremedeiras, pronta para trocar a joia sem perder o time do programa.

As mãos delicadas de Heloisa estão lá há três anos, sempre da meia-noite às 3h da manhã, em um tipo de programação acostumada ao termo ‘traço’ – aquela que não dá nem um pouco no Ibope. E nem precisa. As mãos de Heloisa são celebridades no mundo em que audiência não é tudo.

Emissoras segmentadas, casos de TV Aparecida, TV Medalhão, Canal Rural e Canal Futura, fazem seus próprios Faustões, Xuxas e Gugus, guardadas as imensuráveis proporções artísticas e salariais. Na sede da TV Aparecida, instalada na cidade de mesmo nome, no interior de São Paulo, Olga Bongiovanni acaba de ser contratada, mas a estrela ali é Kléber Oliveira, 32 anos, apresentador do “Terra da Padroeira”.

A mistura de musical e pregação religiosa de sua atração leva mais de 500 romeiros, todos os domingos, para a porta da emissora desde às 6h – o programa fica ao vivo das 9h às 12h. Tudo para garantir um dos 600 assentos do auditório. Segundo Kléber, já houve domingos em que a casa adotou um esquema de rodízio de plateia para atender aos mais de mil romeiros que estavam dispostos a vê-lo. “Eles são fãs de verdade. Em casa, tenho até carta de dois metros.” Em 2005, a emissora convidou Sérgio Reis para ser o apresentador. A agenda não encaixou e o microfone ficou para Kléber.

Heloisa Divardin, a garota das mãos, exibe seus adereços no programa “Medalhão Persa”. Sem jamais mostrar o rosto, tem fãs em um salão de beleza de sua cidade, Curitiba, onde distribui autógrafos a outras clientes e às amigas manicures. “Nunca reconhecem meu rosto, mas as minhas mãos sempre.” Além de fazer as unhas todos os dias e usar cremes hidratantes, estuda sobre pedras preciosas. Na atração, Heloisa é quem explica ao cliente sobre os atributos da peça. “Para entrar no ar preciso ter as mãos lindas.”

De mãos para patas, foi montada em um touro que a fama veio ao locutor Rafael Vilella, 35 anos. Filho de agropecuarista, ele imitava narradores de rodeio quando criança e estudou muito sobre o animal. Em 1995, virou narrador oficial das festas de peão de Pindamonhangaba, São Paulo. Em 2001, migrou para a TV. Com botas de cano alto, chapéu de couro e um sotaque caipira, hoje é a estrela do Canal Rural. O apresentador do “PBR”, exibido aos finais de semana, às 12h30, acumula 350 fãs no Orkut e recebe mais de 500 e-mails por semana na sede do canal. Seu estrelato é dividido na mesma emissora todos os dias, das 11h às 11h30, com o chef José Antônio Pinheiro Machado, 60 anos, à frente do “Anonymus Gourmet”. Por semana, o cozinheiro recebe 400 mensagens. Entre elas, elogios ao carro chefe da atração, a ‘galinha descabelada’.

Paula Sack, 28 anos, apresentadora do “Desafio Combate”, especialista em lutas, é o trunfo da Globosat. Nos postos de gasolina do Rio acumula admiradores, interessados em golpes. Para retribuir o assédio, ela distribuí adesivos autografados da atração. “Eles me abordam com muito respeito.”
Uma criança virou atração de peso no Canal Futura. A estrela ali tem 10 anos. Clara Tiezzi, protagoniza o infantil “Teca na TV”. No Orkut, monitorado pela mãe, responde a até 700 recados diários. “Meu nome na escola é Clara, mas já me acostumei a ser chamada de Teca quando ando na rua.”

PROGRAMAÇÃO
TV APARECIDA — “Terra da Padroeira”: musical sertanejo que mescla orações. No ar: aos sábados das 9h às 12h;

TV MEDALHÃO — “Medalhão Persa”: vende joias preciosas com pedras diversas. No ar: diário das 24h às 3h;

CANAL RURAL — “PBR”: discute rodeios. No ar: sábado e domingo às 12h30;

ANONYMUS GOURMET— ensina quitutes da fazenda. No ar: diário, das 11h às 11h30;

GLOBOSAT — “Desafio Combate”: um astro de luta se arrisca em algo radical. No ar: horário varia na grade;

CANAL FUTURA — “Teca na TV”: minissérie infantil No ar: de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h;

GLOBO CIÊNCIA — Discussão sobre temas de
meio ambiente. No ar: domingo às 14h