Exibido no canal norte-americano ABC no dia 28 de novembro, O Natal do Shrek foi um sucesso tão grande de audiência que ajudou o programa de meia hora do ogro a ganhar quatro indicações a prêmios como o Annie Awards. O especial está chegando ao Brasil, mas os fãs terão de pagar para ver as travessuras do gorducho verde e sua trupe. Lançado em DVD pela Dreamworks (R$ 19,90), O Natal do Shrek é um longa-metragem daqueles que merecem ser guardados para colecionar, ao lado dos outros três filmes da série – e dos próximos que virão a partir de 2010.
O especial é dublado pelo mesmo grupo da franquia, como Mike Myers (Shrek), Eddie Murphy (Burro), Cameron Diaz (Princesa Fiona) e Antonio Banderas (Gato). Conta a história de um Natal em que Shrek promete para Fiona e as crianças uma noite inesquecível e é obrigado a fazer um curso intensivo sobre a celebração. Quando tudo está pronto para uma noite em família, o Burro, o Gato de Botas e o Homem Biscoito invadem a festa e provocam o caos.
Nos extras, há músicas para os pequenos cantarem com o ogro, um joguinho do homem biscoito e do carnaval do Shrek.
Natal animado — No embalo de Shrek, outras animações estão chegando para conquistar os pequenos – e atrair o bolso dos papais. Horton e o Mundo dos Quem! (Fox, R$ 39,90) está entre as dez maiores bilheterias dos cinemas brasileiros este ano, contando a saga de um elefante cuja missão é ajudar uma civilização que mora num grão de poeira. Não é tecnicamente tão caprichado quanto Shrek, mas a história é igualmente cativante
Ainda no mundo digital, a edição dupla de Kung Fu Panda (Paramount, R$ 49,90) vai ser disputada entre pais e filhos. No disco um, está a história do panda (dublado por Jack Black) que se torna herói na China. Há vozes também de Dustin Hoffman, Angelina Jolie e Lucy Liu. Mas, se o filme já foi visto nas telas, o que importa mesmo são os extras, que trazem curiosidades sobre pandas selvagens e a terra onde vivem, brincadeiras com o panda-protagonista e jogos para computador.
Já no mundo das animações das antigas, a dica é Scooby-Doo e o Rei dos Duendes (Warner, R$ 29,90), aventura inédita da trupe que, dessa vez, combate monstros que querem dominar o mundo. Essa é também para os pais nostálgicos que assistiam às aventuras do cachorro atrapalhado na televisão. Se os filhos “geração digital” gostarem, já é lucro.
O mesmo vale para a terceira edição de Cine Gibi da Turma da Mônica (Paramount, R$ 29,90), com sete episódios inéditos com Cascão, Cebolinha, Magali e o resto da trupe que, infelizmente, já não aparece mais na televisão aberta. Portanto, esta é uma das poucas oportunidades de conferir o trabalho de Maurício de Sousa.