04rohirrim
Cena de ‘O Senhor dos Anéis: a Guerra dos Rohirrim’ (foto: divulgação / Warner)

‘O Senhor dos Anéis: a Guerra dos Rohirrim’ estreia nesta quinta-feira (5) nos cinemas de Curitiba, como um subproduto da saga ‘O Senhor dos Anéis’, que teve filmes em 2001, 2002 e 2003. Ao contrário da saga original, o filme não foi produzido a partir de um texto do escritor sul-africano J. R. R. Tolkien; trata-se de uma história baseada nos personagens. E mais: é uma animação no estilo anime, e não um filme em live-action.

O filme dirigido por Kenji Kamiyama traz a história do destino da Casa de Helm Hammerhand. Os eventos se passam 183 anos antes dos acontecimentos da trilogia original.

Kenji, que trabalhou ao lado de Philippa Boyens como membro da equipe de roteiristas dassagas ‘O Senhor dos Anéis’ e ‘O Hobbit’ (também baseado em um livro de Tolkien), defendeu o formato em animação. “O filme traz uma imagem dramatizada, para o grande público, adultos inclusive, não apenas para um público mais jovem”, afirmou. “Os fãs podem esperar algo na grande tradição do melhor dos filmes de ação”, disse Philippa, que agora é produtora. Ela deixou escapar a existência de alguns pequenos “Easter eggs” especiais que só os fãs irão perceber.

O elenco de vozes de ‘O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim’ é liderado por Brian Cox (série ‘Succession’) como Helm Hammerhand, o Rei de Rohan; Gaia Wise (‘Por Aqui e Por Ali’) como sua filha Hera; e Luke Pasqualino (‘Expresso do Amanhã’) como Wulf. Miranda Otto, que teve uma performance inesquecível e premiada na trilogia ‘O Senhor dos Anéis’, reprisa seu papel como Éowyn, a Dama do Braço de Escudo de Rohan, agora como narradora da história.

Assinam a produção executiva Fran Walsh, Peter Jackson, Sam Register, Carolyn Blackwood e Toby Emmerich. O roteiro foi escrito por Jeffrey Addiss & Will Matthews e Phoebe Gittins & Arty Papageorgiou, a partir do argumento de Addiss & Matthews & Boyens, baseado nos personagens criados por J.R.R. Tolkien.