Observatório da Cultura do Brasil lança livro sobre os 40 anos do MinC neste sábado no Sapeco Praia
Observatório da Cultura do Brasil lança livro sobre os 40 anos do MinC neste sábado no Sapeco Praia (Crédito: Divulgação/Sapeco Praia)

O Observatório da Cultura do Brasil (OCB) realiza evento presencial de lançamento de seu primeiro livro digital neste sábado (09/08) às 15h no Sapeco Praia, em Curitiba. Na ocasião haverá bate-papo, transmitido de forma on-line pelo canal de Youtube do Observatório.(youtube.com/Observatoriodaculturadobrasil), com participação dos jornalistas André Rogal Wuicik e Rodrigo Juste Duarte, da professora Susan Renée Klein, do músico Elian Woidello e do cientista político Manoel J. de Souza Neto, que comentam sobre o livro lançado, “40º Aniversário do MinC: uma análise da gestão diante de condenações do órgão em auditorias do TCU e CGU”, que apresenta uma análise crítica do órgão de cultura e sobre os desafios para as políticas culturais no país. A entrada é gratuita.

O livro se originou de um relatório de mesmo nome, que continuou em desenvolvimento após seu lançamento original. A primeira versão (em março deste ano) tinha 382 páginas. A segunda teve 521. Agora 1.100 páginas! Devido a demanda coletiva das informações, a rede de pesquisadores do OCB decidiu tornar o livro público e gratuito, disponível no site http:/observatoriodacultura.com.br

Ministério

Trata-se de um estudo técnico e jurídico, que aponta problemas sensíveis de gestão e falhas estruturais do Ministério da Cultura, que atravessam governos de esquerda, centro e direita, revelando uma crise estrutural na administração da cultura no Brasil. O trabalho não tem viés ideológico e teve contribuições de uma rede de pesquisadores progressistas, não sendo crítico ao atual governo, mas sim a todas as gestões do MinC, em análises que defendem as políticas públicas de cultura para que sejam aprimoradas.

O OCB é a favor do MinC e aponta que a análise crítica é uma ferramenta para incentivar mudanças. Entre os apontamentos, o estudo faz duras críticas aos desmontes ocorridos no governo Bolsonaro e analisa que na atualidade há uma narrativa a favor da cultura, mas que na prática não são feitas as alterações necessárias para aprimoramento das políticas culturais, conforme demonstra a pesquisa.

Pesquisa

A pesquisa analisou 35 processos de auditoria, mais de 20 representações de congressistas e cerca de 300 reportagens. Nesta novas roupagem em formato livro foram incluídos dados de outras instituições, a partir de seminários realizados pelo IPEA e Casa de Rui Barbosa, por exemplo. Também foram inseridas informações sobre o movimento grevista do funcionalismo do MinC, sobre questões arbitrárias envolvendo o CNPC (Conselho Nacional de Política Cultural), além de mais análises de auditorias do TCU e CGU, e uma grande análise de uma audiência pública do MinC na Câmara dos Deputados em 30/04/2025. Quase 1.000 documentos anexos à pesquisa estão disponíveis no endereço https://linktr.ee/Minc40anosRelatorio.

Apesar de ser um trabalho técnico e denso com análises de auditorias, para tornar o material mais leve, o livro ainda traz comentários mordazes e ilustrações bem humoradas do coletivo punk niilista Os Charlatões, com sacadas que expõem as contradições as quais o órgão público passou. Cumpre o papel de charge ou meme, uma linguagem muito em voga nos últimos anos.

Livro2

O documento expõe falhas recorrentes: 26.086 projetos da Lei Rouanet sem prestações de contas ou análises conclusivas, contratos de TI ineficientes, sistemas defasados que mantêm processos em papel e uma gestão incapaz de implementar o Plano Nacional de Cultura. O TCU já havia alertado sobre a falta de governança e transparência, mas as irregularidades persistiram. O livro não se limitou a criticar, trazendo também propostas de melhorias para o ministério.

Sobre o Observatório da Cultura do Brasil
O Observatório da Cultura do Brasil (OCB) é uma rede voluntária, progressista e independente de colaboração entre pesquisadores, juristas, jornalistas, conselheiros, acadêmicos e cientistas de áreas sociais e humanas. Defendemos a democracia, os direitos culturais, a transparência e o controle social. Fundado em 2011, produz, analisa e difunde pesquisas sobre política cultural, economia política da música, estudos jurídicos e midiáticos relacionados à cultura, que contribuem para ampliar a participação cidadã, fortalecer o ambiente democrático, promover controle social nos segmentos da cultura defender políticas culturais eficazes e voltadas para a população. Seus pesquisadores foram citados em mais de 250 trabalhos científicos e milhares de participações na imprensa e na internet.

  • Serviço:
  • Lançamento do livro “40º Aniversário do MinC: uma análise da gestão diante de condenações do órgão em auditorias do TCU e CGU”, com bate-papo com convidados
  • Local: Sapeco Praia
  • Endereço: Alameda Prudente de Moraes, 388, Centro, Curitiba, PR
  • Data: 09 de agosto (sábado)
  • Horário: 15h
  • Informações: @observatoriodaculturabr
  • Transmissão on-line: www.youtube.com/ObservatoriodaCulturadoBrasil

Endereço para obter o livro gratuitamente:
http://observatoriodacultura.com.br