Oficina ‘Percussão Nordestina’, com Nino Alves, abre inscrições nesta segunda

Editada por Ana Ehlert
percussao nordestina

Percussionista Nino Alves ministra oficina gratuita sobre 'Percurssão Nordestina', em Curitiba. (Divulgação)

Abrem nesta segunda, 14, o prazo para as inscrições da Oficina “Percussão Nordestina”, com o compositor e percussionista Nino Alves. A iniciativa é da Associação Recreativa, Cultural, Assistencial e Educacional Amigos do Garibaldis e Sacis (ARCAEAGS).

Leia mais:

A oficina com o compositor e percussionista pernambucano Nino Alves será nos dias 18 (sexta) e 19 (sábado) de julho.

Os interessados devem fazer as inscrições, que são gratuitas, a partir desta segunda, 14, pelo Instagram do Garibaldis e Sacis.

Quem pode participar da oficina de percussão nordestina?

A Oficina de Percussão Nordestina terá aulas teóricas e práticas voltadas para jovens e adultos a partir de 14 anos. Entre os objetivos desta oficina está o de aproximar os participantes das raízes culturais nordestinas trabalhando ritmos como Maracatu, Coco e Ciranda.

Os alunos aprenderão desde usar o próprio corpo como instrumento de percussão e também explorar instrumentos não convencionais, além de aprender a realizar performances nos instrumentos de forma individual e em conjunto.

O ministrante da oficina, Nino Alves, toca desde os oito anos de idade e sempre se destacou por realizar experimentações percussivas em objetivos inusitados.

Músico reconhecido por sua criatividade, trabalhou com inúmeros artistas e em sua construção traz a influência de grandes nomes da música brasileira como Naná Vasconcelos, Airton Moreira, Hermeto Pascoal, entre outros.

Onde será a oficina cultural gratuita?

As aulas serão realizadas na recém-inaugurada Escola Permanente de Carnaval e Cultura Popular Garibaldis e Sacis, localizada no bairro São Francisco.

A iniciativa das oficinas culturais e gratuitas faz parte das comemorações pelos 26 anos do Bloco Pré-Carnavalesco Garibaldis e Sacis e integra um conjunto de atividades promovidas pela ARCAEAGS, como o Arraiá da Anita e o Sarau do Saci.

Ao longo deste ano, estão previstas uma série de oficinas voltadas para a valorização da cultura popular e o intercâmbio de mestres e mestras de folguedos em Curitiba.

A realização das oficinas culturais do Garibaldis e Sacis é viabilizada por meio de uma emenda parlamentar indicada pela deputada federal Gleisi Hoffmann via Ministério da Cultura (MINC) e Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural.

SERVIÇO
Oficina de Percussão Nordestina com Nino Alves

Dias 18 e 19 de julho

Dia 18 (sexta-feira) das 19h às 21h30
Dia 19 (sábado) das 08h30 às 18h

Local: Escola Permanente de Carnaval e Cultura Popular Garibaldis e Sacis
Rua Portugal, 24. Bairro São Francisco

As inscrições abrem a partir das 20h desta segunda-feira, 14, no Instagram do Garibaldis e Sacis (link na bio)