Os cartazes da Revolução Cultural Chinesa

Abre hoje às 18h30na Sala Arte & Design da Universidade Federal do Paraná a exposição Revolução Cultural

Bem Paraná

Abre hoje  às 18h30na Sala Arte & Design da Universidade Federal do Paraná a exposição Revolução Cultural – História, Estética & Simbolismo, com cartazes originais e reproduções de peças da Revolução Cultural Chinesa (1966 – 1976), que tem curadoria do pesquisador Angelo José da Silva e Rodrigo Wolff Apolloni.     Os cartazes, pertencentes ao acervo do Centro de Estudos de Cultura e Imagem da América Latina (CECIAL-UFPR), revelam o ideário e a estética de um dos mais conturbados momentos da História recente da China.  A entrada é franca.

Como evento preparatório, na tarde de hoje, no auditório da Biblioteca do Setor de Humanas e Educação, pesquisadores promovem um colóquio sobre os aspectos históricos, simbólicos e estéticos da Revolução Cultural Chinesa.  
A partir das 15h, Angelo José da Silva – doutor em História e professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR – fala sobre propaganda e a formação da militância de esquerda; na seqüência, Rodrigo Wolff Apolloni (mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP e doutorando em Sociologia pela UFPR) aborda o simbolismo no contexto dos cartazes da Revolução Cultural.
Chang Yuan Chiang – professor de mandarim e especialista em História Chinesa – tratará da “segunda onda revolucionária” nas dinastias e governos republicanos chineses. Fechando, Naotake Fukushima (professor do curso de Design da UFPR) falará sobre os aspectos estéticos no cartazismo político.