Com  uma seleção prestigiada de filmes voltados para as crianças começa hoje na Tv Cultura e segue até o próximo dia 13 sempre às 14 horas, o Festival Internacional de Cinema Infantil. Os longas, originários de diversos países, foram exibidos anteriormente no cinema, durante diferentes edições do Festival, que em 2006 chegou ao seu quarto ano, mas nunca antes na televisão.
   
A mostra começa oferecendo a garotada T’choupi (França/2004), de Jean-Luc François. A história retrata a chegada de um menino à cidade de praia onde vai morar com a família e as aventuras que vive, acompanhado dos amigos, para descobrir quem está roubando seus brinquedos preferidos.

Amanhã,  a emissora exibe o filme O menino que queria ser urso (Dinamarca-França/2002), de Jannik Hastrup, que traz a fábula do bebê humano que foi criado como urso e, após ser encontrado pelos verdadeiros pais, não se adapta à vida dos humanos e pensa em uma forma de se transformar em um urso de verdade.
Na quarta-feira, dia 10,  quem invade a tela são os personagens do longa A profecia dos sapos (França/2003), do francês Jacques-Rémy Girerd. O contexto é semelhante à história bíblica Arca de Noé, mas neste infantil são os sapos que profetizam o dilúvio. Abrigados em um grande celeiro, se rebelam pela falta de comida, mas são contidos pelos humanos, que os ensinam a respeitar o próximo, a não empregar a força e a não punir os infratores com gestos de vingança.

No dia 11 é a vez de ser será exibido Rolli na terra dos elfos (Finlândia/2001), de Olli Saarela. A história conta as aventuras dos trolls, pessoas mágicas da floresta, que saem em bando para conquistar um novo lugar para morar e vivem muitas aventuras, cheias de surpresas, magia e amizade.

No penúltimo dia da Mostra, as crianças irão se divertir com Babar, o rei dos elefantes (Canadá-França/2001). O filme conta trajetória de Babar, um elefante que retorna a selva, após viver muitos desafios na cidade grande, e é escolhido para ser rei. Ao lado da rainha Celeste, constrói uma cidade para os elefantes chamada Celeste Ville e organiza um esplendoroso desfile para comemorar.

Encerrando a empreitada a emissora leva ao ar O Pequeno Urso – o fime (Canadá/2000), dirigido por Raymond Jafelice. A história fala de amizade e família ao descrever o encontro do Pequeno Urso com Filhote, um urso órfão que vive na floresta. Eles se juntam a coruja, a galinha, ao gato e ao pato, e seguem em busca dos pais de Filhote, vivendo incríveis aventuras e mostrando que são as diferenças que os tornam especiais.