Oscar 2024: saiba quais critérios levam um filme brasileiro à disputa

São 28 inscritos, 6 foram pré-selecionados e apenas um irá concorrer à categoria de melhor filme estrangeiro: "Retratos Fantasmas". Fernanda Schein, editora que coleciona mais de 30 prêmios em 2023 revela como esse processo acontece

Assessoria de Imprensa

Imagem do filme "Retratos Fantasmas" selecionado para concorrer ao Oscar 2024

A corrida para a premiação de cinema mais importante do mundo já começou. A cerimônia do Oscar será apenas em março de 2024, mas os concorrentes estão sendo selecionados e entre eles, 6 brasileiros disputaram a vaga agora ocupada por “Retratos Fantasmas”. Para entender o processo que levará o escolhido à cerimônia, a cineasta Fernanda Schein, que vem se destacando na cena internacional, parte do time de edição de grandes projetos da Netflix e super premiada também no cinema independente, revela todas as etapas, desde a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais até a americana Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Primeiro, a Academia Brasileira

Antes de chegar à AMPAS, os filmes nacionais são inscritos e selecionados pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. “Para submeter um filme estrangeiro ao Oscar, ele deve ser escolhido como a indicação oficial pelo seu país de origem, com apenas uma indicação permitida por país”, conta Fernanda. 

“O filme precisa atender a critérios específicos, incluindo principalmente, ser em um idioma diferente do inglês e ter uma exibição qualificatória em seu país de origem”, explica a cineasta sobre os primeiros critérios. Apesar de ser necessariamente em outro idioma, o projeto precisa ser enviado para a Academia Brasileira com legenda em inglês, junto a alguns formulários disponibilizados por eles.

Por fim, a Academia Brasileira seleciona os finalistas e organiza um comitê para definir o escolhido que será enviado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (AMPAS).

Mais perto da estatueta

Após todas as etapas nacionais, a cineasta conta que um comitê de seleção revisa as inscrições, selecionando em média 10 filmes de todo o mundo. “Em seguida, membros da academia votam para escolher os cinco indicados finais e o vencedor da categoria de Melhor Filme Internacional, anunciado durante a aguardada cerimônia do Oscar”.

Os selecionados

Ainda nas primeiras etapas, a Academia Brasileira anunciou que entre os finalistas ficaram:

O escolhido

O finalista anunciado neste dia 12 de setembro pela Academia Brasileira foi “Retratos Fantasmas”, quinto filme do cineasta e roteirista Kleber Mendonça Filho, marcando seu retorno ao prestigiado Festival de Cannes, onde anteriormente apresentou suas últimas produções: “O Som ao Redor” (2013), “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019), que recebeu o Prêmio do Júri em 2019. 

Segundo Schein, “‘Retratos Fantasmas’ é resultado de sete anos de trabalho e explora o rápido crescimento urbano nas grandes cidades, com foco especial em Recife, a partir da perspectiva pessoal de Kleber e da vista do apartamento onde passou a maior parte de sua vida e onde filmou diversas de suas obras cinematográficas.”