Divulgação

“No Ritmo do Coração” ganhou a categoria de Melhor Filme na cerimônia da 94ª edição do Oscar, realizada na noite deste domingo (27) no Teatro Dolby, em Los Angeles (EUA). É a primeira vez que uma produzida por uma plataforma de streamig, Apple TV+, ganha o prêmio de Melhor Filme.  “No Ritmo do Coração”, que conta a história de uma jovem, a única ouvinte em uma família surda, que sonha em virar cantora, ganhou também suas outros dois prêmios. Troy Kotsur se tornou o primeiro homem surdo a ganhar um Oscar de atuação, como ator coadjuvante, e Sian Heder levou a estatueta de melhor roteiro adaptado. “Duna”,  no entanto, foi o grande vencedor da noite com seis estatuetas: melhor design de produção, melhor edição, melhor trilha sonora, melhor som, melhor fotografia e efeitos visuais.

Jane Campion venceu como melhor diretora pelo filme “Ataque dos Cães”, tornando-se a terceira mulher a vencer o Oscar nesta categoria. A primeira foi Kathryn Bigelow, que venceu por “Hurt Locker” e a diretora de “Nomadland”, Chloé Zhao, que levou a estatueta no ano passado. Will Smith levou o Oscar como melhor ator pelo filme “King Richard: Criando campeãs”. Já Jessica Chastain foi premiada como melhor atriz, por seu papel em “Os Olhos de Tammy Faye”.

A vencedora de melhor atriz coadjuvante foi Ariana DeBose, por sua atuação em Amor, Sublime Amor. Troy Kotsur, de “No ritmo do coração”, levou a estatueta na categoria melhor ator coadjuvante. Troy Kotsur fez história no Oscar 2022, tornando-se o primeiro ator surdo a ganhar um Oscar na categoria de melhor ator coadjuvante.

“Encanto“, da Disney, como era esperado, levou o Oscar por melhor animação. O filme, dirigido por Jared Bush e Byron Howard, conta a história de uma família mágica da Colômbia chamada Madrigals. 

“Belfast” levou a estatueta de ouro na categoria melhor roteiro original. E o longa japonês “Drive my car” venceu como melhor filme internacional. A categoria de melhor documentário em curta-metragem ficou com “The Queen of Basketball”. O vencedor de melhor curta animado foi “The Windshield Wiper”.

“Os olhos de Tammy Faye” faturou o Oscar por Melhor Cabelo e Maquiagem, em mais uma das categorias anunciadas antes do início da premiação.

O filme “Onde eu moro”, codirigido pelo brasileiro Pedro Kos, concorria a melhor curta-metragem, mas o prêmio ficou com “The Long Goodbye”. O prêmio de melhor documentário em longa-metragem ficou com “Summer of Soul”.

Tapa na cara

O ponto alto da cerimônia, no entanto, foi o tapa que Chris Rock levou do vencedor do Oscar de melhor ator, Will SmithChris Rock fez uma piada com sua esposa, Jada Pinkett Smith, que sofre de alopécia, que causa a queda de cabelo. 

Veja a lista dos vencedores

Melhor Filme: “No Ritmo do Coração”
Melhor Direção: Jane Campion (“Ataque dos Cães”)
Melhor Atriz: Jessica Chastain (“The Eyes of Tammy Faye”)
Melhor Ator: Will Smith (“King Richard – Criando Campeãs”)
Melhor Canção Original: “No Time To Die” – Billie Elish e Finneas (“007 – Sem Tempo Para Morrer”)
Melhor Trilha Sonora: “Duna”
Melhor Atriz Coadjuvante: Ariana Debose (“Amor, Sublime Amor”)
Melhor Ator Coadjuvante: Troy Kotsur (“No Ritmo do Coração”)
Melhor Filme Internacional: “Drive My Car”
Melhor Animação: “Encanto”
Melhor Roteiro Adaptado: Sian Heder (“No Ritmo do Coração”)
Melhor Roteiro Original: Kenneth Branagh (“Belfast”)
Melhor Figurino: Jenny Beavan (“Cruella”)
Melhor Curta de Animação: “The Windshield Wiper”
Melhor Curta-Metragem em Live Action: “The Long Goodbye”
Melhor Documentário: “Summer of Soul”
Melhor Documentário de Curta-Metragem: “The Queen of Basketball”
Melhor Som: “Duna”
Melhor Maquiagem e Cabelo: “The Eyes of Tammy Faye”
Melhores Efeitos Visuais: “Duna”
Melhor Fotografia: Greig Fraser (“Duna”)
Melhor Edição: “Duna”
Melhor Design de Produção: “Duna”