O músico e compositor paranaense Martinuci lança no próximo dia 13, seu quinto álbum “Canções do Desassossego”, com letras inspiradas na obra do escritor português Fernando Pessoa.
O trabalho abre de forma ensolarada e paradisíaca, com um texto no qual o narrador convida sua amada a continuar dormindo, talvez até por prever dias sombrios pela frente, diz o texto “Dorme meu bem, manhã de céu azul, te quero tanto, não só teu corpo nu”.
Na segunda faixa, ainda sob a temática do sonho, da vida interna e subjetiva, utiliza-se um texto de Fernando Pessoa, “todas as naus são naus de sonho, desde que esteja em nós o poder de as sonhar”. A composição é enriquecida pelo piano inspirado em Debussy e slides no violão de cordas de aço.
Já em Desverde, também extraída do Livro do Desassossego, a mensagem possui um tom de alerta, “Não era ainda o desverde da folhagem ou o desprenderem-se das folhas”. Não era ainda, mas os tempos já são outros, o ensolarado verão dá os primeiros sinais do outono, das folhas e da vida que caminham para a finitude.
A quarta faixa é um dueto com a cantora Sarah Roeder, numa tocante canção sobre perda e morte. É a última noite, e uma despedida sem palavras: “Last night she didn’t say goodbye, I thought about the moon, I thought about how soon she made me cry” (Na noite passada ela não me disse adeus, pensei sobre a lua, pensei sobre o quão rápido ela me fez chorar). É uma canção de amor? Sim, mas não apenas isso; é também uma canção de luto, de morte sem aviso prévio. Os tempos são novamente de ameaça nuclear e o solo de violino de Guilherme Romanelli traduz o medo, o desespero e a tristeza frente a inexorável fatalidade.
Na quinta e última faixa, a questão da morte atinge a proporção do genocídio; no caso, o genocídio televisionado que ocorre neste momento em Gaza. É também sobre a morte da verdade num mundo em que há ““Too much fog over the truth” (Muita névoa sobre a verdade). É a faixa mais dissonante do álbum, traz um riff de trítono, gravado ao vivo com muita energia e distorção fuzz no timbre da guitarra tocada pelo compositor.
O álbum fecha num grito que amalgama terror, raiva, desespero, sentimento de impotência, mas também com um convite: “We must build a dream” (Temos que construir um sonho). A utopia não pode morrer, temos que criar uma nova. Nesse sentido a canção responde a Lennon: The dream is NOT over...não ainda. Sigamos.
No livro Convite a Filosofia, Marilena Chaui escreve “Embora vigília e sonho sejam diferentes, a vigília pode ser sentida como intolerável e insuportável e somos arrastados pelo desejo de ficar no sonho e de, embora acordados, viver como se o sonho fosse real, porque nossa imaginação o faz real para nós. Irrealizando o mundo percebido e realizando o sonho, a imaginação pode ocupar o lugar da percepção e passamos a perceber imaginariamente.” Seria uma outra forma de descrever este álbum e de certa forma o meu trabalho como um todo.
Nascido em Umuarama (Noroeste do Paraná), Martinuci é radicado em Curitiba, tendo graduação e mestrado em Música pela Universidade Federal do Paraná. No mesmo ano, participou como guitarrista e arranjador de dois EPs – – “O começo outra vez” e “Um silêncio novo na casa” lançados pela banda IMOF. Com o grupo Stilnovisti, lançou em 2015 o álbum Intertextualité” com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba (2015). Em 2022, lançou “- “Canções de Inverno: songbook de Ivan Santos e Martinuci”, pelo selo paulistano Scream Yell. Em maio de 2022, lançou “Martinuci”, álbum solo homônimo.
Canções do Desassossego – Álbum de Martinuci, com participações especiais de Fernando Nicknich, Lilian Nakahodo, Sarah Roeder, Kiko Vargas, Guilherme Romanelli, Gerson Martins, Eduardo Gabriel Rosa e Antonio Spoladore. Gravado no Estúdio do SESC Paço da Liberdade.
Data de lançamento: 13 de dezembro de 2024 em todas as plataformas musicais.
FAIXAS DO ÁLBUM:
1 – Dorme Meu Bem (Martinuci): https://youtu.be/dnf0WdUsG-I?si=0-wV_EMdAahok5gz
2 – Naus de Sonho (Martinuci / Fernando Pessoa):https://youtu.be/7FN6Yp1Nu_s?si=njtTvoZ8YSBAAa58
3 – Desverde (Martinuci / Fernando Pessoa): https://youtu.be/iDuTk53OWpg?si=P9ZgQfEYyrOW_dyz
4 – Last Night – faixa inédita, será lançado com o álbum.
5 – Too much fog over the truth: https://youtu.be/T9sOKy6Gl4U?si=9fEywpIOker0Tq1p
Canal do YouTube de Martinuci: Martinuci – YouTube