Os paranaenses lideraram as buscas por acomodações no Airbnb para o show da Lady Gaga, que estará na Praia de Copacabana no dia 3 de maio. Com um espaço de 28 mil metros quadrados e um público estimado em cerca de 1 milhão de pessoas, o show promete movimentar a economia do Rio de Janeiro como parte da iniciativa “Celebration May”.
Desenvolvido pela prefeitura da cidade, o projeto visa tornar o primeiro sábado de maio uma data fixa para grandes atrações internacionais, tendo em vista o impacto econômico de R$ 293,4 milhões após o show de Madonna em 2024, segundo um estudo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE).
Após a confirmação da apresentação de Lady Gaga em Copacabana, a agência de viagens Decolar compartilhou um levantamento que revela o aumento de 60% nas buscas por passagens aéreas para o Rio de Janeiro. Tal aumento revela, além da demanda pelo show da cantora, a ascensão contínua do setor de turismo no Brasil, que encerrou dezembro com alta de 4,2% e está no quinto mês consecutivo de crescimento.
A informação é do relatório setores do e-commerce da Conversion, agência de SEO, que também realizou um estudo adjacente para melhor entender o impacto do show de Lady Gaga no setor de turismo.
Impacto nos setores de hospedagem e hotelaria
O relatório da Conversion revelou um dos grandes destaques no setor de turismo em 2024: a Airbnb, serviço de aluguel de imóveis por temporada, superou a Latam e tornou-se a 2° empresa mais acessada no Google nesse segmento. Durante o mês de dezembro, a Airbnb cresceu 7,7% e registrou cerca de 29,5 milhões de acessos.
A partir dessa informação, a especialista em SEO analisou as buscas no Google pelo site da Airbnb durante o período de novembro de 2023 e dezembro de 2024 para avaliar o impacto do show de Lady Gaga na procura pela agência de aluguel.
Como resultado, 6 dos 10 estados que apresentaram o maior crescimento de buscas pela apresentação da cantora também figuram no ranking de estados que tiveram o maior aumento de buscas pelo site da Airbnb.
A maior alta foi identificada no Paraná, cujas buscas subiram em 2500,0%. Curiosamente, no ranking de estados que tiveram maior aumento de buscas pelo show, o Paraná aparece em 4° lugar, mas é o primeiro estado fora da região Sudeste a figurar na tabela, elucidando o interesse de fãs na região por hospedagem durante o evento.
Os demais estados e seus respectivos aumentos podem ser conferidos a seguir:
Aumento do interesse pela apresentação de Lady Gaga por estado
Primeiro, a especialista em SEO olhou para as buscas no Google pelo termo “show da Lady Gaga” em cada estado do Brasil. No período entre novembro de 2023 e dezembro de 2024, no qual ocorreram os primeiros indícios sobre a vinda da cantora ao Brasil, as buscas por “show da Lady Gaga” apresentaram um aumento de 7100,0% no estado do Rio de Janeiro.
Também foi observado um aumento considerável em outros estados do Sudeste: as buscas pelo termo em Minas Gerais e São Paulo apresentaram alta de 3800,0% e 3233,33%, respectivamente.
Os estados do Sul todos aparecem entre os 10 estados que apresentaram os maiores aumentos de buscas pelo espetáculo, enquanto o Nordeste e o Norte são representados pelo estados do Ceará e do Pará no mesmo ranking, respectivamente.
Você confere o ranking na íntegra a seguir: