00509018
Foto: Ricardo Marajó/SECOM

Pouca gente sabe, mas onde hoje está o Parque São Lourenço, um dos mais queridos de Curitiba, já funcionou uma fábrica de cola. A paisagem que conhecemos atualmente só foi possível após uma grande enchente nos anos 1970, que transformou a região e abriu caminho para a criação do parque.

Durante todos os sábados de agosto (dias 9, 16, 23 e 30), o público poderá conhecer de perto essa e outras histórias em visitas mediadas gratuitas, que unem arte, natureza e memória. O roteiro passa por pontos históricos e culturais do parque e do Memorial Paranista, espaço dedicado à obra de João Turin (1878–1949), um dos maiores nomes do Movimento Paranista.

Duas experiências complementares

A programação é dividida em dois momentos, que podem ser feitos de forma separada ou em sequência:

10h30 às 11h30 – Visita histórica ao Parque São Lourenço
O passeio apresenta a transformação urbana da região, suas memórias, paisagens naturais e curiosidades, desde a época da antiga fábrica até os dias atuais.

11h30 às 12h30 – Visita ao Memorial Paranista
Na sequência, os participantes conhecem o maior jardim de esculturas do Brasil, com 6 mil m² e 15 obras monumentais de João Turin. Durante o percurso, são compartilhadas histórias e técnicas sobre o processo de criação e restauração das esculturas.

O passeio também inclui o Ateliê de Esculturas e Fundição, onde é possível acompanhar a produção de novas obras, como a futura estátua do poeta Paulo Leminski. Técnicas de modelagem, fundição e restauração são apresentadas ao público de forma acessível.

O roteiro termina com visitas ao Liceu das Artes, voltado à formação artística, e ao Teatro Cleon Jacques, espaço cultural que integra o complexo. Juntos, esses locais ajudam a contar a história do Movimento Paranista e sua importância para a identidade cultural paranaense.

Serviço – Visitas mediadas no Parque São Lourenço e Memorial Paranista

Memorial Paranista – Rua Mateus Leme, 4700 – Parque São Lourenço
Sábados: 9, 16, 23 e 30 de agosto
Parque São Lourenço: 10h30 às 11h30
Memorial Paranista: 11h30 às 12h30
Gratuito
Classificação livre
Inscrições: Guia Curitiba – Clique aqui