Foto: Lidia Ueta

Continua em cartaz, até 14 de maio, o espetáculo Relatório PopCorn. A comédia está sendo exibida no Teatro Cleon Jacques – Memorial Paranista. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados pelo site.

A peça está sendo exibida pelo o Grupo P.U.T.O. (Por Um Teatro Orgasmático) que celebra dez anos de atividades. O roteiro apresenta uma comédia ácida, que destaca os absurdos da incomunicabilidade cotidiana num mundo composto por fronteiras (materiais e simbólicas) e línguas, bocas, bandeiras, tamanduás, umbigo, pessoas, fome e pizza. Em cena, uma família – há muito isolada do mundo – tem seu apartamento invadido por desconhecidos que põem em xeque seus ideais e certezas.

Vivendo num mundo à parte

O espetáculo nasce dos questionamentos disparados por uma notícia do jornal “Estadão” sobre uma família que decidiu se enclausurar por mais de dois anos em sua residência – sem contato com o resto do mundo – e se aproxima do livro O Relatório PopCorn, da nova-iorquina e especialista em marketing Faith Popcorn; no qual ela aponta tendências de comportamento nascidas das formas do consumo.

A peça constrói caricaturas de personagens extremamente cotidianos e uma narrativa irracional sobre a falta de comunicação, a intolerância e a paranóia nas relações contemporâneas sobre o medo e a discordância como agentes construtores de fronteiras (reais e imaginárias) entre pessoas. 

Para fugir aos “perigos de fora”, uma mulher, um homem e “seu cão” resolvem se encapsular em seu reduto, um octógono protegido por cercas e portas de ferro. Ali arquitetam matematicamente estratégias de sobrevivência, elaboram pesquisas sobre a terra plana e – por que não? – ensaiam seus números musicais; até terem seu mundo particular invadido e surgir a necessidade de reorganizar sua microestrutura social, afetiva e política e ter de admitir-se como parte desse problema.

A peça teatral Relatório PopCorn é realizada com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.