
Na próxima semana será realizada a 19ª edição Primavera dos Museus. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entre os dias 22 e 28 de setembro, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-Paraná) realizará oficinas e exposições.
Leia mais:
Sob o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, a iniciativa propõe uma reflexão sobre a função dos museus como espaços de preservação da memória, de interpretação do presente e de contribuição para a construção de futuros sustentáveis, no enfrentamento das transformações climáticas da atualidade
No período, o MAC Paraná realizará duas ações especiais. No dia 23, às 14h, será ofertada a oficina “Entre sambaquis e caiçaras: território, memória e mudanças climáticas no Litoral paranaense”, ministrada pelo artista Thales Bispo. No dia 25, acontece a atividade “Entre ruínas: arte diante da crise climática”, com Paloma Bianchi e Mateus Scota. Além disso, acontece também uma ação especial da Quarta Pública. Todas as atividades são gratuitas, com algumas demandando inscrição prévia. A programação será na sede do MAC no MON.
Confira a programação completa no MAC Paraná na Primavera dos Museus:
“Entre sambaquis e caiçaras: oficina artística sobre território, memória e mudanças climáticas no litoral paranaense” – Com Thales Bispo
23 (terça-feira), das 14h às 16h. Atividade gratuita. Inscrições AQUI.
A oficina artística de Thales Bispo propõe uma vivência artística que une história, ecologia e pintura. Partindo do estudo dos sambaquis e da cultura caiçara, vamos refletir sobre território, identidade e urgências socioambientais do litoral paranaense. A oficina é dividida em dois momentos: uma roda de conversa com imagens e obras do artista, e uma experimentação prática com frottage sobre tecido, utilizando conchas e elementos costeiros como matrizes.
Quarta Pública – Jogo ABACORES – Exposição “Pinturas Cometidas”, de Ronald Simon
24 (quarta-feira), das 10h às 12h e das 14h às 16h. Não é necessário inscrição prévia. Atividade gratuita.
A equipe da ação educativa da Mostra Ronald Simon – “Pinturas Cometidas” estará na sala 9 do MAC no MON para, por meio do jogo ABACORES, promover a ativação sensível e múltipla sobre cores e formas, conexões e composições, texturas e luzes, áreas e espaços. O jogo pode ser coletivo ou individual e, simbolicamente, entrega aos visitantes partes das obras do artista.
“Entre ruínas: arte diante da crise climática” – Com Paloma Bianchi e Mateus Scota
25 (sexta-feira), das 14h às 16h. Atividade gratuita. Inscrições AQUI.
A crise climática já é realidade que transforma ecossistemas, modos de vida e formas de imaginar o mundo. Nesta ação da Primavera dos Museus, há propostas de dois movimentos. O primeiro é refletir sobre a era geológica marcada pela interferência humana, debatendo os diferentes termos em disputa para nomeá-la. O segundo é pensar o papel da arte: se de um lado reflete narrativas que já não respondem à urgência atual, de outro possui a potência de propor críticas e imaginar modos de relação capazes de contrapor-se a tais narrativas. Ambos se unem num convite à mobilização da sensibilidade e da imaginação diante dos desafios do tempo.
Serviço:
MAC no MON
Salas 8 e 9 – Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h (acesso até as 17h30)
Ingressos: R$ 36 (inteira) | R$ 18 (meia-entrada)
Entrada gratuita às quartas-feiras e no último domingo do mês.
Sede Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240, Centro – Curitiba
Visitação: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h
Entrada gratuita