
Mais de 4 mil estudantes já participaram do projeto ‘Bibi Cricri – Bichos e Crianças’, que ocorre desde março em cidades do Paraná. As atividades contemplam transmissões gratuitas pelo YouTube de espetáculo de contação de histórias para crianças, oficinas presenciais de contação de histórias para crianças e oficinas online de contação de histórias para professores e público em geral acima de 18 anos, além da distribuição do livro infantil ‘Bibi Cricri – Bichos e Crianças’.
Ao todo, 2.055 estudantes e 14 adultos participaram das atividades em Sengés (PR), e outros 255 estudantes e 11 adultos, em Morretes (PR). Em Itaperuçu, já são mais 2 mil participações nas transmissões online, 40 nas oficias presenciais e 32 nas oficinas online.
As oficinas on-line seguem até 16 de maio em Itaperuçu – as inscrições podem ser feitas por meio deste formulário próprio.
A realização das atividades do projeto ocorre por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Sanepar, e incentivo do Programa Paraná Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Estado do Paraná.
Bibi Cricri – Bichos e Crianças
Em Bibi Cricri – Bichos e Crianças, a atriz Ligia Ferreira apresenta quatro histórias de sua autoria onde as pequenas e os pequenos estabelecem fortes laços de amizade com os animais.
O espetáculo conta com as histórias: “Tatá e Cacá”, na qual uma menina apaixonada por tartarugas ganha uma companheira para a vida inteira; “Dudu e o pássaro”, onde um garoto conhece um lindo pássaro e, juntos, passam a fazer música; “Dora e Nino”, sobre uma menina e seu cachorro que gosta muito de morder, roer e mastigar as coisas e “Tito e o amigo de quatro patas”, na qual o menino mais rápido da escola descobre um parceiro tão ligeiro quanto ele.
“A oficina Cria e Conta, de criação e narração de histórias, tanto para o público infantil como para o público adulto, tem como objetivo estimular o processo criativo autoral dos participantes, através da escrita e da narração de histórias. Os participantes são convidados a desenvolverem a criatividade, a imaginação, a oralidade, a expressão corporal, a iniciativa e o espírito lúdico. Todas e todos escreverão suas próprias histórias e as transformarão em narrações cênicas”, comenta a atriz Ligia Ferreira.
Ficha Técnica
Realização: ViraVolta Cultural e Ministério da Cultura/Governo Federal
Coordenação geral, atuação e oficinas: Ligia Ferreira
Produtor executivo, técnico de som e vídeo: Flávio Araújo
Ilustrações e projeto gráfico do livro: Carla Irusta