Projeto “Pipocas no Jardim dos Sonhos” leva 72 perfomances cênicas para quem circula no Hospital Pequeno Príncipe

Neste jardim de encontros, muito além do tempo, passeiam personagens cativantes, capazes de desafiar o olhar e a curiosidade dos visitantes, como: uma simpática senhora que coleciona sombrinhas e histórias perdidas no atropelo do dia a dia

Redação Bem Paraná

Performances no Pequeno Príncipe (Foto: Lucas Amorim/Divulgação)

A série “Pipocas de Histórias” está comemorando sua sétima edição com apresentações das performances teatrais do projeto “Pipocas no Jardim dos Sonhos”, intervenções interativas e delicadas que buscam criar canais de diálogo com pacientes, familiares e colaboradores que circulam pelo Hospital Pequeno Príncipe.

A partir de um processo que instaura a escuta, o projeto proporciona um encontro lúdico e afetivo entre crianças, pais e profissionais – que diariamente passam pela instituição – com personagens extraordinários, inspirados em tradições populares de diversos países.

Estes encontros acontecem, sobretudo, no Jardim dos Sonhos, espaço localizado em frente ao prédio histórico do Hospital, onde pode-se encontrar esculturas lúdicas criadas pelos artistas Elizabeth Titton, Alfi Vivern, Elvo Benito Damo e Cláudio Alvarez. Serão, ao todo, 72 performances teatrais abertas à comunidade.

Quem passar pelo Hospital Pequeno Príncipe neste semestre, poderá ter contato com cenários contrastantes e humanos. Neste jardim de encontros, muito além do tempo, passeiam personagens cativantes, capazes de desafiar o olhar e a curiosidade dos visitantes, como: uma simpática senhora que coleciona sombrinhas e histórias perdidas no atropelo do dia a dia; um atencioso rei habilidoso em ouvir e entender a linguagem de pássaros, borboletas e crianças; um incrível malabarista de bugigangas, mestre em despertar sorrisos escondidos; um viajante que, com sua viva imaginação, é capaz de dar a volta ao mundo sem sair do lugar; dois músicos ambulantes dedicados a inventar ventos musicais e a descobrir sons nunca ouvidos e uma velhinha conhecedora dos segredos das ervas e das flores, sempre disposta a compartilhar seus preciosos aromas. Essas figuras surpreendentes, inesperadas e provocadoras, têm em comum o dom de despertar o imaginário de pequenos e grandes seres humanos e de multiplicar as dimensões desse jardim de sonhos, delícias e encantos.

“Pipocas no Jardim dos Sonhos” é surpresa, encantamento, lampejo de esperança. Desde 2014, pipocas-histórias se revelam pelos corredores, jardins, ambulatórios e quartos do maior e mais completo hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, o Pequeno Príncipe, em Curitiba. São performances-mágicas, que sensibilizam pela presença e troca.

O projeto também publicou um livro com a história tema das personagens da performance: “Uma História Sem Fim para o Rei Joaquim” com autoria de Luís Teixeira e Adriane Havro e ilustrações de Evandro Marenda. Na versão livro, “Pipocas no Jardim dos Sonhos” encontra uma forma de manter acesa a magia, mesmo depois do fim do encontro com os personagens mágicos. A distribuição da publicação é gratuita e dirigida aos pequenos pacientes do Hospital Pequeno Príncipe e seus familiares.

Pipocas no Jardim dos Sonhos foi viabilizado pela Lei Rouanet, tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe e conta com patrocínio de Camagril, Nórdica, Frameport, Vaccinar, Adami, Grupo Philus, Megamix, M.A. Máquinas, Plast & Pack, Metisa, Dissul, Reivax, Nipponflex, Metalkraft e Boulos.

SOBRE O HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE

Com sede em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe, maior e mais completo hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há mais de 100 anos para crianças e adolescentes de todo o país. Disponibiliza desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Atende em 35 especialidades, com equipes multiprofissionais e realiza pelo menos 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 361 leitos, 68 de UTI e em 2021, mesmo com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, foram realizados cerca de 200 mil atendimentos e 14,7 mil cirurgias que beneficiaram pacientes do Brasil inteiro.

SERVIÇO

Pipocas no Jardim dos Sonhos

Performances teatrais no jardim do Hospital Pequeno Príncipe e arredores.

De agosto a dezembro 2023

Pipocas no Youtube:

Acesse a playlist no YouTube e mergulhe no universo teatral e musical do Pipocas!

Acesse as redes sociais do projeto:

Facebook: https://www.facebook.com/pipocasdehistorias

Instagram: https://www.instagram.com/pipocasdehistorias/