
De 5 a 10 de maio, bibliotecas públicas de cinco cidades da RMC (Região Metropolitana de Curitiba) vão receber a circulação do projeto Biblioteca de Dança, iniciativa que transforma artistas em “livros vivos” e compartilha memórias da dança por meio do corpo, da escuta e da palavra. As apresentações são gratuitas e ocorrem em São José dos Pinhais, Araucária, Campo Largo e Pinhais, e contam também com sessões com tradução em Libras. O projeto também fará uma sessão no CIS (Centro de Integração Social), em Piraquara, exclusiva para mulheres em privação de liberdade.
- Ana Lecticia Mansur faz estreia no Museu Guido Viaro, em Curitiba
- Praças da Grande Curitiba recebem apresentações de Trio Elétrico de Teatro
Idealizado pelos artistas Jorge Alencar e Neto Machado, o projeto propõe um novo modo de arquivar e transmitir experiências da dança, valorizando o encontro sensível entre artistas e espectadores ao redor das mesas das bibliotecas. A proposta relacional permite que o público escolha por quanto tempo e de que maneira deseja acessar as histórias coreográficas compartilhadas. Além deles, também participam desta circulação Cândida Monte, Gabriel Machado, Laremi Paixão, Priscilla Pontes, Raphael Fernandes e Rubia Romani, que conduzem os encontros e oferecem ao público uma escuta sensível das histórias que a dança pode contar.
A “Biblioteca de Dança” já ocupou diversas bibliotecas de Curitiba em outras duas oportunidades, em 2022 e em 2024, quando o projeto passou por Casas de Leitura e Ruas da Cidadania da capital e pela Biblioteca Pública do Paraná. “Circular com a Biblioteca de Dança em outros espaços do Paraná, para além da capital Curitiba, é uma preciosa oportunidade de aprofundar as relações com o Estado e seus contextos diversos. As grandes motivações são o encontro com o público e a chance de levar memórias da arte por meio de um contato direto e afetuoso entre artistas e espectadores que compartilham a experiência ao redor das mesas das bibliotecas onde apresentamos a obra que é recriada a cada encontro, a cada conversa, a cada vez que histórias são revividas coletivamente”, destacam os diretores do projeto Jorge Alencar e Neto Machado.
AÇÕES FORMATIVAS
Essa nova circulação do projeto “Biblioteca de Dança” também conta com ações formativas que já vêm ocorrendo na região de Curitiba sob coordenação do projeto “_povoar”, iniciativa de Cândida Monte que articula ações continuadas de formação, criação e encontro com a comunidade. Desde novembro de 2024, o projeto vem desenvolvendo atividades no CIS – Centro de Integração Social, em Piraquara, com a promoção de aulas regulares de consciência corporal para as mulheres em privação de liberdade, projeto que já acontece em parceria com a DEPEN-PR desde 2023. Também farão uma sessão da Biblioteca de Dança exclusiva para essa população.
Além disso, neste primeiro semestre de 2025, aulas de dança também acontecem semanalmente na sede da ADFP – Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, através do projeto de extensão do curso de Dança da Unespar (Universidade Estadual do Paraná) “Limites em movimento: corpo em questão”, coordenado por Renata Roel e pela NÓ movimento em rede.
Essas ações formativas, que antecedem e acompanham a circulação da Biblioteca de Dança, ampliam o escopo do projeto ao favorecer a escuta, o pertencimento e a continuidade da presença da arte no cotidiano das cidades, fortalecendo o compromisso do “_povoar” com processos acessíveis e plurais.
O projeto “Biblioteca de Dança” integra o projeto “Circulando Histórias”, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura – Governo Federal, e da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná.
SERVIÇO
BIBLIOTECA DE DANÇA
de 5 a 10 de maio de 2025
Entrada gratuita
Classificação Livre
São José dos Pinhais (PR)
📍 Biblioteca Municipal Scharffenberg de Quadros
📅 Segunda-feira, 5 de maio
🕘 9h30 às 12h00
🕧 13h30 às 16h00 (com Libras)
Araucária (PR)
📍 BIPA – Biblioteca Municipal Emiliano Perneta
📅 Terça, 6 de maio – 9h às 12h
📅 Sábado, 10 de maio – 8h30 às 11h30 (com Libras)
Campo Largo (PR)
📍 Biblioteca Pública Dr. Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo
📅 Quinta, 8 de maio
🕘 9h às 11h30 (com Libras)
🕧 13h30 às 16h00
Pinhais (PR)
📍 Biblioteca Municipal de Pinhais
📅 Sexta, 9 de maio
🕘 10h às 13h
🕒 15h às 18h (com Libras)