Uma vez por ano, sempre no primeiro sábado após o Carnaval, a Rua Paula Gomes, no São Francisco, se fecha ao trânsito e abre espaço para cultura popular. E assim acontece há cinco anos. É o projeto Quadra Cultural, evento que no ano passado entrou para o calendário cultural de Curitiba. Durante o sábado a rua é tomada por manifestações artísticas variadas, apresentações musicais, artesanato e convivência, além de trazer um show com um nome importante da Música Popular Brasileira.
A estrela desta quinta edição é ninguém menos que Jerry Adriani, um dos principais representantes da Jovem Guarda. Mas no palco montado na Paula Gomes já subiram As Irmãs Galvão, Odair José e Germano Mathias, e ainda uma dezena de grupos locais que ganham a oportunidade de se apresentar a um grande público. Porque, sim, a Quadra Cultural atrai a cada ano mais público.
O organizador e idealizador da Quadra Cultural, Arlindo Ventura, proprietário do O Torto Bar, disse que o evento se consolida a cada ano e que grande parte do sucesso é resultado das parcerias que vem conquistando ao longo dos anos. Temos uma relação que traz bons frutos, disse. Nosso objetivo maior é valorizar e respeitar o público e oferecer atrações de qualidade, seja na música, na gastronomia, no entretenimento, afirmou Arlindo, conhecido como Magrão.
Um dos principais momentos da Quadra Cultural, o show de Odair José, em 2011: festa popular
O primeiro evento da Quadra aconteceu em 2008. Para comemorar o cinquentenário da conquista do primeiro título brasileiro da Copa do Mundo de Futebol, Magrão trouxe o filho sueco de Garrincha — O Torto Bar, de propriedade de Ventura, presta uma homenagem ao gênio das pernas tortas — Ulf Lindberg. Naquele ano, nada de Paula Gomes fechada ao tráfego de veículos, mas nscia o embrião de algo maior.
O projeto ganhou vida definitivamente em 2010, quando a estrutura do que é a Quadra Cultural foi montada. São mais de dez horas de manifestações artísticas que reúnem famílias e amigos no trecho da Paula Gomes com a Duque de Caxias. Artistas sobem ao palco desde as 11 horas, culminando com um show especial à noite.
Na primeira edição deste formato da Quadra o convidado de honra era Pena Branca, que faleceu uma semana antes. No lugar, Magrão trouxe As Irmãs Galvão, que subiram ao palco em um tributo a Pena Branca. Neste ano, estima-se que foram duas mil pessoas na platéia.
Em 2011, a Quadra Cultural resgata Odair José, que canta e encanta a noite mais bela do mundo com um público de mais de cinco mil pessoas. Era a certeza de que a marca da Quadra tinha vindo para ficar. No ano passado, Magrão trouxe o sambista paulista Germano Mathias, que também conquistou o público curitibano.
Jerry Adriani — A apresentação principal deste sábado na Quadra é Jerry Adriani. Como em todas as edições, Magrão escolhe sempre um cantor ou cantora e importancia em algum momento da história musical do País. Jerry é um dos grandes representantes da Jovem Guarda.
Mas o sábado tem mais. O palco mais bonito do São Francisco, como diz o texto de divulgação do evento, recebe ainda A Banda Mais Bonita da Cidade, Toninho Catarinense, Banda Gentileza, MUV e Michele Mara, Annie & The Malagueta Boys, além do espetáculo infantil A Casa dos Contadores de Histórias. Marque aí na sua agenda: dia 16 de fevereiro, sábado, das 11 às 22 horas na esquina da Paula Gomes com a Duque de Caxias.
SERVIÇO
11 horas – Espetáculo infantil A Casa Dos Contadores De Histórias, da Cia Dos Ventos
12h30 – Toninho Catarinense
14 horas – Banda Gentileza
15h30 – MUV e Michele Mara
17 horas – A Banda Mais Bonita da Cidade
18h30 – Annie & The Malagueta Boys
20 horas – Jerry Adriani
PROJETO SUBIU AO PALCO DO GUAIRÃO
O Projeto da Quadra Cultural não se limitou, nestes cinco anos, ao asfalto e às calçadas da Rua Paula Gomes. Em 2010, Arlindo Ventura resolveu que a Quadra poderia ir para um grande teatro da Capital. Sua intenção era ter um espetáculo grandioso com ingresso popular.
No primeiro Quadro Cultural no Guairão, foi Dona Ivone Lara, considerada a primeira dama do samba. Ela encanta e leva às lágrimas centenas de pessoas, muitas pela primeira vez dentro do teatro.
Em 2011, o convidado para o Guairão é Rolando Boldrin. O multi-artista brinca, canta, conta causos. Boldrin, sozinho no palco com seu violão é ovacionado de pé.
No ano passado, Magrão realiza mais um sonho. No evento da Quadra do Guairão, traz novamente Odair José, que desta vez grava ao vivo o seu show Praça Tiradentes — nome do seu último trabalho com composições de Zeca Baleiro e repertório de outros artistas, como Arnaldo Antunes, Carlihos Brown e Chico César.
Ainda para este ano, algumas novidades devem ser anunciadas, como a expansão da Quadra para novos shows em outros palcos da cidade. Aguardem.