Unindo música clássica e artes visuais, o projeto “Quarteto Poty Interpreta Grandes Compositores” chega a Curitiba com concertos gratuitos e interativos. Serão nove apresentações com participação do público, que estreiam no dia 4 de setembro e finalizam em 12 de novembro.
O programa traz duas obras emblemáticas: o Quarteto de Cordas nº 6 em Fá menor, Op. 80, de Felix Mendelssohn, escrito em um momento de grande dor pessoal, após a morte de sua irmã, e o Quarteto de Cordas nº 1, de Heitor Villa-Lobos, peça que dialoga com a tradição europeia e, ao mesmo tempo, afirma a identidade musical brasileira.
Cada mês trará um repertório diferente, criando novas oportunidades de descoberta. Nos próximos meses estão programados compositores como Carlos Gomes, Antonín Dvořák, Joseph Haydn e Alberto Nepomuceno, sempre apresentados com explicações sobre seus contextos históricos e características musicais.
“A música de concerto ainda carrega o estigma de ser algo elitizado, segmentado para certa classe social, mas isso não é e não pode ser assim”, explica Samuel Pessatti, violoncelista do Quarteto Poty. “Essa é justamente a proposta principal do projeto: levar a música de concerto não apenas aos grandes espaços culturais da cidade. Em muitos concertos didáticos, vemos pessoas tendo o primeiro contato com a música de concerto e se surpreendendo, dizendo que não imaginavam que ela pudesse ser tão próxima delas”.
Quem é o Quarteto Poty
O Quarteto Poty é um grupo curitibano formado por músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná e da Camerata Antiqua de Curitiba: Ângelo Martins e Dan Tolomony (violinos), Jader Cruz (viola) e Samuel Pessatti (violoncelo). Dedicado à música de câmara, o grupo explora um repertório diversificado que vai dos grandes mestres clássicos a compositores brasileiros e contemporâneos, além de arranjos especiais criados para suas apresentações.
Já se apresentaram em espaços como o Teatro Paiol, Solar da Glória, Teatro Fiani e a Capela Santa Maria, participando de eventos de destaque como a Oficina de Música de Curitiba e o 1º Festival de Música de Câmara de Curitiba. O quarteto também realizou parcerias marcantes, entre elas a colaboração com Arismar do Espírito Santo, com quem gravaram um disco ao vivo.
Pintando a música
Além das partituras, o projeto promove o encontro entre diferentes linguagens artísticas, no concerto de estreia, o artista plástico Raro de Oliveira criará um retrato ao vivo, traduzindo em imagem as emoções e atmosferas da apresentação. A proposta amplia a experiência estética do público e reforça o diálogo entre música e artes visuais.
Para todos os públicos
Com foco na democratização da cultura, todas as apresentações terão intérprete de Libras, programas de concerto adaptados para pessoas com baixa visão e classificação livre, garantindo acessibilidade e participação de diferentes faixas etárias.
A iniciativa pretende alcançar diretamente mais de 2 mil pessoas, fortalecendo o vínculo da população com a música clássica em territórios muitas vezes esquecidos pela programação cultural formal. As ações também incluem concertos em hospitais e instituições sociais, oficinas formativas e a doação do retrato artístico a uma instituição social de Curitiba, como gesto de integração e contrapartida social.
O projeto Quarto Poty Interpreta Grandes Compositores é viabilizado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com patrocínio do Colégio Positivo. Idealização e Direção Artística do Samuel Pessatti, com coordenação geral a Catálise Produções Culturais, sob direção de produção de Josnel Garcia de Carvalho e Gabriel Santinelli.
Programação por mês
Setembro
04/09, 19h30 — Auditório da Regional Cajuru
10/09, 19h30 — Auditório Carlos Kraide / Portão Cultural
Quarteto de Cordas n. 06, em Fá Menor, Op. 80 – Felix Mendelssohn
Quarteto de Cordas n. 01 – Heitor Villa-Lobos
Outubro
15/10, 19h30 — Auditório da Regional Cajuru
16/10, 14h30 — Auditório 3 da Rua da Cidadania Fazendinha / Portão
Quarteto de Cordas em Dó Maior, Op. 76, n. 03, “Imperador” – Joseph Haydn
Quarteto de Cordas n. 12, em Fá Maior, Op. 96, “Americano” – Antonín Dvořák
Novembro
06/11, 19h30 — Auditório da Regional Cajuru
12/11, 14h30 — Auditório 3 da Rua da Cidadania Fazendinha / Portão
Sonata para Cordas em Ré Maior, “O Burrico de Pau” – Carlos Gomes
Quarteto de Cordas n. 03, em Ré Menor, “Brasileiro” – Alberto Nepomuceno