
Nesta quinta-feira (11), o cineasta Ozualdo Candeias terá duas de suas obras como tema da palestra da pesquisadora em cinema e audiovisual Sissi Valente, que também fará o lançamento de seu livro, fruto de uma pesquisa acadêmica sobre o artista brasileiro conhecido como precursor do cinema marginal. As duas atividades serão realizadas de 17h30 às 19h30, no Museu da Imagem e do Som (MIS-PR). A entrada é gratuita.
Na palestra, Sissi Valente apresentará seus estudos e um poucos sobre o livro “O cinema disruptivo de Ozualdo Candeias: Morte, desengano e marginalidade”, que explora as narrativas e estilos dos filmes “A margem” (1967) e “Aopção ou as rosas da estrada” (1981), conectando-os à realidade social brasileira das duas décadas. Na ocasião, a autora também irá realizar um bate-papo com o público e autografar livros.
Integrante da coleção Escrever o Cinema, “O cinema disruptivo de Ozualdo Candeias: Morte, desengano e marginalidade” é um dos três recentes lançamentos da coletânea editada pelo selo A Quadro Edições. A proposta da Coleção Escrever o Cinema é expandir para a página dos livros o ato de fazer cinema, trocando a lente pela letra, substituindo o roteiro pela reflexão. Nos volumes da coleção, pesquisadoras e pesquisadores ligados à universidade lançam luz sobre aspectos teóricos, históricos e críticos de diferentes obras da cinematografia mundial, em diálogo com outros campos do conhecimento, mas sempre retornando para os filmes em si. As novas publicações têm edição e coordenação editorial assinada pelo professor de cinema da Unespar, Alexandre Rafael Garcia, e conta com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo da EBANX, e apoio do Estúdio Tijucas.
Serviço:
Seminário de Cinema de Curitiba – Mesa Escrever o Cinema
Quando: Quinta, 11 de julho, às 14h
Horário: 17h30 às 19h30
Onde: MIS – PR (Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro
Quanto: Gratuito.