globo-renascer-marcos-palmeira-humberto-carrao2_fixed_large
Marcos Palmeira e Humberto Carrão interpretam José Inocêncio em ‘Renascer’ (Fábio Rocha/TV Globo)

‘Renascer’, a próxima novela das 21 horas da TV Globo, estreia nesta segunda-feira (22) e é baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa, que virou novela em 1993. Este remake é escrito por Bruno Luperi, neto do autor original da trama. A direção artística é de Gustavo Fernandez, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.

Mesmo com um olhar renovado para seus personagens e tramas, a novela segue atemporal com seus mistérios, dramas, amores, vingança e lendas. Assim como no texto original, a releitura será dividida em duas fases e contará a história do obstinado José Inocêncio (Humberto Carrão na primeira fase; Marcos Palmeira na segunda fase), homem que se transforma em um poderoso fazendeiro de cacau em Ilhéus, na Bahia. Na trama, aos pés do jequitibá rei, José Inocêncio inicia o pacto que o acompanhará ao longo de toda a sua vida e torna-se com o passar dos anos a figura mais respeitada da região, a ponto de ganhar o apelido de “coronelzinho”.

À medida que começa os primeiros passos para se estabelecer como produtor de cacau e já de posse das terras que pertenciam a Cândida (Maria Fernanda Cândido), José Inocêncio também conquista o respeito e admiração dos moradores da região. E o amor à primeira vista surge quando ele e Maria Santa (Duda Santos) se veem pela primeira vez. Santinha, como também é conhecida, vive sob as rédeas do pai, Venâncio (Fabio Lago), capataz do Coronel Belarmino, e da submissão da mãe Quitéria (Belize Pombal).

É justamente no dia em que Maria Santa recebe autorização do pai para acompanhar o cortejo do Bumba meu Boi que ela se apaixona perdidamente por aquele que será seu único e primeiro amor: José Inocêncio. A partir deste encontro, a vida de Santinha mudará completamente. Pura e sem a experiência com relacionamentos anteriores, Maria Santa acreditará que engravidou depois de beijar o “coronelzinho”. O mal-entendido vai gerar uma reviravolta quando ela for abandonada pelos pais na porta da ‘casa das damas’, de propriedade de Jacutinga (Juliana Paes), que se tornará uma segunda mãe para Santinha.

Na vida pessoal, o “coronelzinho” sofre quando Maria Santa, seu grande amor, morre ao dar à luz João Pedro, o caçula de quatro filhos. A alegria e a vontade de viver desaparecem e desde então ele desenvolve uma difícil relação com o filho mais novo o rejeitando desde o nascimento. Anos mais tarde, a chegada da misteriosa Mariana (Theresa Fonseca) que colocará à prova todas essas emoções quando pai e filho se apaixonam pela mesma mulher.

Quem é quem
Os principais personagens de ‘Renascer’

Cult-Humberto-Carrao
CULT-Marcos-Palmeira

José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira)
É o protagonista de Renascer. Jovem que tem um passado desconhecido, ele chega em Ilhéus, na Bahia, e começa a prosperar na região com a plantação do cacau, se tornando uma figura mítica e respeitada. Além de lançar uma profecia aos pés do jequitibá-rei, o rapaz é famoso por manter um diabinho dentro de uma garrafa. Apesar de toda essa admiração que tem, ele tem uma vida um tanto trágica. Isso porque o amor de sua vida, Maria Santa, morreu durante o parto de seu quarto e último filho — João Pedro. Isso fez com que ele se tornasse uma pessoa mais dura, principalmente com o caçula, a quem culpa pela morte da amada.

Duda-Santos

Maria Santa (Duda Santos)
Maria Santa, a Santinha, é uma jovem inocente e completamente pura, que se apaixona por José Inocêncio. Desprezada e abandonada pelos pais devido à sua relação com o fazendeiro, ela se casa com o rapaz com quem tem quatro filhos.

Juliana-Paes

Jacutinga (Juliana Paes)
Dona do bordel local. Muito sábia e conhecida na região, ela é a responsável por fazer o parto de todos os filhos de Maria Santa. A personagem será um pouco diferente da versão dos anos 90, sendo “uma mulher que pertence muito aos dias de hoje”.

Antonio-Calloni

Belarmino (Antonio Calloni)
Vilão da primeira fase da novela, é o vizinho invejoso de José Inocêncio que quer tomar as suas terras. Interpretado por Antonio Calloni, ele é vítima de uma emboscada e o mistério de quem foi o mandante dessa tocaia permeia boa parte do desenrolar da trama.

Renan-Monteiro

José Augusto (Renan Monteiro)
É o primogênito de José Inocêncio. Médico apenas para agradar o pai, o rapaz é um jovem mimado e bem de vida, que fica desconfiado do interesse de Mariana pelo patriarca e com medo de perder sua fortuna.

Marcello-Melo-Jr

José Bento (Marcello Melo Jr)
Segundo filho de José Inocêncio. Mimado assim como o irmão mais velho, ele se torna advogado e vai morar na cidade grande, longe da vida na roça.

Rodrigo-Simas

José Venâncio (Rodrigo Simas)
Terceiro filho de Santinha e José Inocêncio. Casado com Eliana na segunda fase da novela, ele vive um relacionamento infeliz com a esposa até conhecer Buba, por quem se apaixona.

Juan-Paiva

João Pedro (Juan Paiva)
Filho caçula de José Inocêncio, é rejeitado pelo pai, que o culpa pela morte de Santinha, que não resistiu ao parto do garoto. Interpretado por Juan Paiva na segunda fase da novela, ele vive em pé de guerra com o protagonista, apesar de respeitá-lo e amá-lo muito. A relação dos dois, no entanto, piora quando ambos se apaixonam pela mesma mulher.

Sophie-Charlotte

Eliana (Sophie Charlotte)
Esposa de José Venâncio, é uma mulher oportunista e amargurada. Ao descobrir que o marido tem um novo amor, faz de tudo para descobrir o segredo de Buba.

Jackson-Antunes

Deocleciano (Adanilo/Jackson Antunes)
É um dos funcionários mais fieis a José Inocêncio. Ele é um dos responsáveis por ajudar o “coronelzinho” a construir seu império.

Vladimir-Brichta

Teodoro (Vladimir Brichta)
Aparece apenas na segunda fase da novela, quando José Inocêncio já se tornou uma figura muito poderosa em Ilhéus. Maior inimigo do fazendeiro, ele é casado com Dona Patroa, mas se apaixona por Joaninha, a mulher de Tião Galinha, um dos admiradores do “coronelzinho”.

Theresa-Fonseca

Mariana (Theresa Fonseca)
É a neta de Belarmino que vai atrás de José Inocêncio em busca de vingança pela morte do avô. Ao conhecer o fazendeiro, no entanto, a jovem não resiste ao seu charme e se envolve em um triângulo amoroso com ele e o caçula João Pedro.

Gabriela-Medeiros

Buba (Gabriela Medeiros)
É uma mulher doce e sensível, que se apaixona e é correspondida por José Venâncio. Enquanto na primeira versão da novela, ela era uma mulher hermafrodita (intersexo), na releitura ela será uma mulher transexual.

Camila

Dona Patroa (Camila Morgado)
Esposa de Teodoro, sofre com a relação em que é dominada. Acredita que, com a força da fé, vai conseguir mudar o marido

Mais personagens
Tião Galinha (Irandhir Santos)
Joaninha (Alice Carvalho)
Coronel Firmino (Enrique Diaz)
Norberto (Matheus Nachtergaele)
Venâncio (Fabio Lago)
Cândida (Maria Fernanda Cândido)
Padre Santo (Chico Diaz)
Damião (Xamã)
Morena (Ana Cecilia Costa)