Nova edição será presencial. (Foto: Flavio Machado/Divulgação)
Foto: Flavio Machado/Divulgação

O feriado prolongado promete movimentar Curitiba com eventos gratuitos e acessíveis que vão da música clássica aos quadrinhos, passando por corais e artes para crianças. Confira a programação:

10ª Semana de Canto Coral

00513395
Ko Matsushita, um dos maiores nomes da música coral mundial, está em Curitiba na Semana de Canto Coral. Foto: Divulgação

Mais de 50 coros se apresentam em Curitiba durante a 10ª edição da Semana de Canto Coral, que tem como convidado especial o maestro japonês Ko Matsushita. Ele participa de workshops e rege o concerto de encerramento no domingo (7), quando mais de mil vozes se unem no palco.

Até 7/9 – concertos diários às 20h
Vários espaços de Curitiba
Ingressos a R$ 2 pelo ZET | encontros formativos gratuitos

Bienal de Quadrinhos de Curitiba

Foto de Luciana Falcon
Foto: Luciana Falcon

De 4 a 7 de setembro, o MuMA – Museu Municipal de Arte recebe a 8ª Bienal de Quadrinhos, maior evento de HQs do sul do Brasil. Com o tema Futuros Possíveis, reúne feira, debates, oficinas, exposições e cerca de 30 convidados nacionais e internacionais, entre eles a premiada israelense Rutu Modan e o cubano Alexander Izquierdo. A homenageada da edição é a roteirista Cida Godoy.

4 a 7/9 – das 11h às 21h
MuMA – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430)
Gratuito
@bienaldequadrinhos | www.bienaldequadrinhos.com.br

Espetacular – Mostra Internacional de Artes para Crianças

mostra 9 espetacular
Mostra 9ª Espetacular reúne 42 espetáculos para crianças que serão apresentados na Grande Curitiba.
(Divulgação)

A 9ª edição da Mostra Espetacular começa neste sábado (6) e se estende até o dia 14. São 42 atrações gratuitas voltadas à infância, espalhadas por Curitiba, Colombo, Fazenda Rio Grande e Piraquara. A abertura é com o espetáculo internacional BLOOOM, do grupo alemão Teatro 4Garoupas, no Guairinha.

6 a 14/9 – programação variada
Curitiba e Região Metropolitana
Gratuito – retirada no Sympla ou bilheteria
@mostraespetacular | www.mostraespetacular.com.br

Lançamento de livro inédito de Manoel Carlos Karam

WhatsApp Image 2025-09-03 at 15.48.57
Foto: Glória Flugel

Após 18 anos de falecimento, o premiado escritor Manoel Carlos Karam [1947-2007] terá um novo livro publicado. Intitulada Crônicas de Alhures do Sul, a obra reúne 30 textos inéditos com o humor e a crítica que marcaram sua escrita. O lançamento terá bate-papo com Bruno Karam (filho do autor), a jornalista Lorena Pelanda e convidados, além da distribuição gratuita de 100 exemplares mediante retirada de senha.

6/9 (sábado), às 14h
Livraria Arte & Letra (Rua Desembargador Motta, 2011, Centro)
Entrada franca | 100 exemplares gratuitos no local (retirada de senha a partir das 13h) | após o evento, à venda por R$ 40

Alceu Valença no Teatro Positivo

Fotografia de Leo Aversa
Foto: Leo Aversa

O cantor e compositor Alceu Valença apresenta sua turnê “Alceu Dispor” em Curitiba neste sábado (6), no Teatro Positivo, às 21h. Fenômeno que atravessa gerações, o artista pernambucano chega à capital paranaense com um espetáculo vibrante, que mistura sucessos consagrados, homenagens ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e uma conexão direta com a nova geração que o redescobriu nas redes sociais. Restam poucos ingressos.

6/09 – Alceu Valença
Teatro Positivo
Ingressos: Disk Ingressos

Show do Épica

Mark-Jansen-do-Epica-fala-sobre-turnê-no-Brasil-e-show-em-Curitiba
(Foto: Divulgação)

banda holandesa Epica, um dos maiores nomes do metal sinfônico, retorna ao Brasil para seis shows em 2025. Com passagem por Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, a banda também chega em Curitiba no dia 7 de setembro, com apresentação marcada na Ópera de Arame. Com a promessa de novas músicas, algumas surpresas e os bons clássicos, a abertura ficará por conta da banda italiana Fleshgod Apocalypse. Liderada por Simone Simons (vocal) e Mark Jansen (guitarra), a banda é conhecida pelos sons orquestrais, vocais operísticos e riffs pesados, com hits como “Cry for the Moon” e “Sensorium”. Em entrevista exclusiva ao Bem Paraná, Mark Jansen comenta sobre a relação com os fãs latinoamericanos, o trabalho por trás do último álbum Aspiral e o marco de 30 anos de carreira, desde que formou a sua primeira banda aos 17 anos, o After Forever.