
O feriado prolongado promete movimentar Curitiba com eventos gratuitos e acessíveis que vão da música clássica aos quadrinhos, passando por corais e artes para crianças. Confira a programação:
Bienal de Quadrinhos de Curitiba

De 4 a 7 de setembro, o MuMA – Museu Municipal de Arte recebe a 8ª Bienal de Quadrinhos, maior evento de HQs do sul do Brasil. Com o tema Futuros Possíveis, reúne feira, debates, oficinas, exposições e cerca de 30 convidados nacionais e internacionais, entre eles a premiada israelense Rutu Modan e o cubano Alexander Izquierdo. A homenageada da edição é a roteirista Cida Godoy.
No dicionário, “muvuca” pode ser uma aglomeração de pessoas, com algum nível de confusão, e também uma mistura de sementes usada na recuperação ambiental de áreas degradadas. É mais ou menos a mistura disso, com certa dose de licença poética, que define a Feira MUVUCA, que acontece entre 4 e 7 de setembro no Museu Oscar Niemeyer, durante a oitava edição da Bienal de Quadrinhos de Curitiba.
A Muvuca é um dos momentos mais aguardados e democráticos do evento, pois disponibiliza o contato direto de público e artistas. Para esta edição, a curadoria selecionou quase 200 artistas expositores, de diversas regiões do Brasil e de outros países da América do Sul, que estarão em estandes e mesas individuais e coletivas. É uma ótima oportunidade pra quem quer pegar aquele autógrafo, bater um papo, tirar uma selfie e muito mais.
E bate-papos também têm lugar na feira. Durante os dias de evento, haverá atrações diversas propostas pelos artistas no Palco Ocupa, um dos três instalados no MON. São mais de 30 conversas com a participação de expositores.
8ª Bienal de Quadrinhos de Curitiba
De 4 a 7 de setembro de 2025
Das 11h às 20h
Gratuito
Locais
Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico
(Feira Muvuca mais Conversas)
MuMA – Portão Cultural – Av. República Argentina, 3430 – Portão
(Exposições)
Gibiteca de Curitiba – R. Pres. Carlos Cavalcanti, 533 – Centro
(Residência Artística mais Exposição) Estúdio Riachuelo – R. Riachuelo, 407 – Centro (Oficinas) Cine Passeio – R. Riachuelo, 410 – Centro (Oficinas)
4 a 7/9 – das 11h às 21h
MuMA – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430)
Gratuito
@bienaldequadrinhos | www.bienaldequadrinhos.com.br
10ª Semana de Canto Coral

Mais de 50 coros se apresentam em Curitiba durante a 10ª edição da Semana de Canto Coral, que tem como convidado especial o maestro japonês Ko Matsushita. Ele participa de workshops e rege o concerto de encerramento no domingo (7), quando mais de mil vozes se unem no palco.
Até 7/9 – concertos diários às 20h
Vários espaços de Curitiba
Ingressos a R$ 2 pelo ZET | encontros formativos gratuitos
Espetacular – Mostra Internacional de Artes para Crianças

(Divulgação)
A 9ª edição da Mostra Espetacular começa neste sábado (6) e se estende até o dia 14. São 42 atrações gratuitas voltadas à infância, espalhadas por Curitiba, Colombo, Fazenda Rio Grande e Piraquara. A abertura é com o espetáculo internacional BLOOOM, do grupo alemão Teatro 4Garoupas, no Guairinha.
6 a 14/9 – programação variada
Curitiba e Região Metropolitana
Gratuito – retirada no Sympla ou bilheteria
@mostraespetacular | www.mostraespetacular.com.br
Lançamento de livro inédito de Manoel Carlos Karam

Após 18 anos de falecimento, o premiado escritor Manoel Carlos Karam [1947-2007] terá um novo livro publicado. Intitulada Crônicas de Alhures do Sul, a obra reúne 30 textos inéditos com o humor e a crítica que marcaram sua escrita. O lançamento terá bate-papo com Bruno Karam (filho do autor), a jornalista Lorena Pelanda e convidados, além da distribuição gratuita de 100 exemplares mediante retirada de senha.
6/9 (sábado), às 14h
Livraria Arte & Letra (Rua Desembargador Motta, 2011, Centro)
Entrada franca | 100 exemplares gratuitos no local (retirada de senha a partir das 13h) | após o evento, à venda por R$ 40
Alceu Valença no Teatro Positivo

O cantor e compositor Alceu Valença apresenta sua turnê “Alceu Dispor” em Curitiba neste sábado (6), no Teatro Positivo, às 21h. Fenômeno que atravessa gerações, o artista pernambucano chega à capital paranaense com um espetáculo vibrante, que mistura sucessos consagrados, homenagens ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e uma conexão direta com a nova geração que o redescobriu nas redes sociais. Restam poucos ingressos.
6/09 – Alceu Valença
Teatro Positivo
Ingressos: Disk Ingressos
Show do Épica

banda holandesa Epica, um dos maiores nomes do metal sinfônico, retorna ao Brasil para seis shows em 2025. Com passagem por Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, a banda também chega em Curitiba no dia 7 de setembro, com apresentação marcada na Ópera de Arame. Com a promessa de novas músicas, algumas surpresas e os bons clássicos, a abertura ficará por conta da banda italiana Fleshgod Apocalypse. Liderada por Simone Simons (vocal) e Mark Jansen (guitarra), a banda é conhecida pelos sons orquestrais, vocais operísticos e riffs pesados, com hits como “Cry for the Moon” e “Sensorium”. Em entrevista exclusiva ao Bem Paraná, Mark Jansen comenta sobre a relação com os fãs latinoamericanos, o trabalho por trás do último álbum Aspiral e o marco de 30 anos de carreira, desde que formou a sua primeira banda aos 17 anos, o After Forever.