Curitiba está prestes a ganhar mais uma rua temática. Desta vez, o espaço será dedicado a arte da escrita e o será entregue à população durante o III Festival da Palavra de Curitiba. O evento que será de 10 a 14 de setembro e descentralizado.
Leia mais:
A programação irá ocupar 26 espaços culturais distribuídos pela cidade, do Centro ao bairro CIC. Alguns deles ficam na Rua da Literatura, o novo corredor que ligará a Academia Paranaense de Letras, no Palácio Belvedere, ao Bondinho da Leitura, no calçadão da Rua XV.
A rua irá conectar sete pontos culturais ao longo da Rua Ébano Pereira. Ao longo de 500 metros da Rua da Literatura, o público poderá circular por locais que receberão a programação do Festival da Palavra: Academia Paranaense de Letras, no Belvedere; a Casa da Cultura da Polônia; a Biblioteca Municipal Darcy Ribeiro; a Livraria Telaranha; a Secretaria de Estado da Cultura; a Biblioteca Pública do Paraná e o Bondinho da Leitura no Calçadão da XV.
“O Festival da Palavra dá início a esse eixo literário inédito no Centro da cidade, conectando espaços culturais, promovendo a circulação do público entre eles. A ideia é transformar a região em um grande espaço de convivência, onde a literatura e a oralidade se encontram”, destaca o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.
Em todos esses locais acontecerão atividades gratuitas, como oficinas, debates, espetáculos infantis, contações de histórias, exposições e shows musicais, especialmente no fim de semana do festival. Confira a programação completa da Rua da Literatura AQUI.
Palco na rua
A Fundação Cultural de Curitiba vai instalar no coração da Rua da Literatura um palco ao ar livre com atrações especiais, especialmente para as crianças. O palco ficará na Ébano Pereira, entre a sede da Secretaria de Estado da Cultura e a Praça Praça Santos Dumont.
“Santos Dumont era um leitor e a literatura talvez tenha sido uma grande fonte de inspiração para o pai da aviação. Ele também escreveu livros, além de ser retratado em várias histórias e biografias. Ou seja, ele está fortemente conectado ao Festival da Palavra de Curitiba, por meio da praça em sua homenagem”, destaca o presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marino Galvão Júnior. A FCC e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura promovem o festival.
Bia Bedran e Chico Bento
O destaque do palco da Praça Santos Dumont será o show da cantora Bia Bedran, referência nacional na música infantil, que apresenta o espetáculo Canções, Histórias e Brincadeiras no dia 13 de setembro, às 15h.
Além dela, grupos locais, como Tupi-Pererê, Barbas de Molho, Marcel Malê e Flávia Imirene e a Companhia Os Barbacas, também animarão o público infantil. A programação segue até o Bondinho da Leitura e a Livraria Telaranha, com apresentações e sessões de contação de histórias.
No sábado (13/9) e domingo (14/9), um ônibus do Chico Bento, personagem do escritor Maurício de Souza, estará na praça da Rua da Literatura para divertir as crianças. O veículo desembarca das 10h às 18h, com camarim de pintura facial, desenhos para colorir e modelagem com massinhas, contador de histórias e um espaço de leitura.
Visitas guiadas
Outra atividade que será oferecida na Rua da Literatura são as visitas guiadas com historiadores da Fundação Cultural de Curitiba. No sábado (13/9), das 10h às 12h, a visita “Pela história da ladeira, ler a rua Ébano Pereira” será um passeio pela história da via que liga o bairro São Francisco ao Centro.
O percurso tem início na Praça João Cândido, às 10h, e desce a ladeira até a Rua XV de Novembro. As inscrições podem ser feitas pelo Guia Curitiba.
No domingo (14/9), às 11h, a visita histórica guiada será pela Praça Santos Dumont e arredores. Um pequeno terreno entre as ruas Cruz Machado, Ébano Pereira e Saldanha Marinho conta uma história que começa com o jornalista e historiador Romário Martins, passa pelas tardes movimentadas do antigo Gymnasio Paranaense e hoje repousa à sombra das quatro grandes Tipuanas.
Nesse local, em pedra e bronze estão eternizados Romário Martins, Santos Dumont e Eleodoro Ébano Pereira. O ponto de encontro será no Belvedere, às 11h. As inscrições também são pelo Guia Curitiba.
Oficinas e debates para todos os gostos
Entre os dias 11 e 13 de setembro, o Palácio Belvedere, sede da Academia Paranaense de Letras, estão programadas oficinas de dramaturgia, poesia, crônica, conto, literatura infantil e música, com nomes como Fátima Ortiz, Nilson Monteiro, Regina Casillo, Etel Frota e Paulo Venturelli.
Já na Biblioteca Municipal Darcy Ribeiro, acontecem minicursos e encontros sobre temas como Direito e Literatura, a língua portuguesa, além de bate-papos sobre a história do rádio e da imprensa curitibana, com participação de Clèmerson Merlin Clève, Albino de Brito Freire, Carneiro Neto, Dante Mendonça, entre outros.
Programação da Rua da Literatura
RUA DA LITERATURA
Palácio Belvedere – Academia Paranaense de Letras
11/9 (quinta-feira)
- 9h – Oficina “A Palavra em Cena (dramaturgia)” – Fátima Ortiz e Marta Morais da Costa
- 14h – Oficina “A Palavra Poética (poesia)” – Nilson Monteiro e Adélia Maria Woelner
12/9 (sexta-feira)
- 9h – Oficina A Palavra e a Criança (literatura infantil) – Regina Casillo e Marta Morais da Costa
- 14h – Oficina A Palavra Vê o Dia-a-Dia (crônica) – Ernani Buchmann e Luiz Felipe Leprevost
13/9 (sábado)
- 9h – Oficina Palavra e(m) Música – Etel Frota e Paulo Vítola
- 14h – Oficina Palavra de Contista (conto) – Paulo Venturelli e Marcio Renato dos Santos
14/9 (domingo)
- 12h – Descerramento do busto de Machado de Assis
Biblioteca Municipal Darcy Ribeiro
11/9 (quinta-feira)
- 9h – Minicurso Direito e Literatura – Clèmerson Merlin Clève e Ney José de Freitas
- 14h – Minicurso Nossa Língua Portuguesa – Albino de Brito Freire e Paulo Venturelli
12/9 (sexta-feira)
- 9h – Oficina A Palavra Falada – Ernani Buchmann e Ayrton Batista Jr (Tusca)
- 14h – Bate-Papo Jornais em Curitiba – Hélio Puglielli, Dante Mendonça, Adherbal Fortes | Mediação: Reynaldo Bessa
- Das 9h às 12h – Minicurso Arte Paranaense – Maria José Justino e Dante Mendonça
- 11h – Contação de Histórias – Samara Rosa
Casa da Cultura Polônia Brasil
10/9 (quarta-feira)
- 10h – Bate-papo 50 Anos do Catatau de Paulo Leminski – Áurea Leminski e Manoel Ricardo de Lima (RJ) | Mediação: Luci Collin
Biblioteca Pública do Paraná
11/9 (quinta-feira)
- 8h30 – Oficina Vivência História e Cultura Afro-Paranaense – Kandiero
- 14h – Oficina Editoração Nos Tempos de Hoje – Marcia Paganini
- 17h30 – Lançamento do Livro Vampiro de Curitiba – Um Retrato Falado – Dante Mendonça
11 a 13/9 (quinta a sábado)
- 18h – Espetáculo Teatral Que Fim Levou O Vampiro de Curitiba? – Direção: João Luiz Fiani | Elenco: Simone Spoladore, César Almeida, Viviane Gazotto, Márcio Luz e Alisson Diniz (AUDITÓRIO)
13/9 (sábado)
- 9h – Oficina de Literatura – Oscar Nakasato (SALA)
- 10h – Jogos Florais de Curitiba – Andrea Motta (AUDITÓRIO)
- 16h – Palestra Leia Mulheres – Maringá – Gabriela Tofanelo (HALL)
Exposição Permanente (10 a 14/9)
- Das 8h às 12h e das 13h30 às 18h – Exposição Tudo Bem Bombom – Eduardo Amato e Eleonora Gomes | Curadoria: Gabriele Gomes (HALL)
Bondinho da Leitura
11/9 (quinta-feira)
- 9h30 – Os Malasartes – Grupo Barbas de Molho (Rafa di Lari, Lilyan Souza, Fabiane de Cezaro e Rodrigo Hayalla)
- 14h – Os Malasartes – Grupo Barbas de Molho
12/9 (sexta-feira)
- 9h30 – Histórias na Terra – Marcel Malê e Flavia Imirene
- 14h – Histórias na Terra – Marcel Malê e Flavia Imirene
13/9 (sábado)
- 9h30 – Alumbramento – Vinícius Mazzon
Praça Santos Dumont – Espetáculos Infantis
13/9 (sábado)
- 10h – Brincar de quê com Tupi Pererê – Guga Cidral
- 15h – Canções, Histórias e Brincadeiras Musicais de Bia Bedran – Bia Bedran
13 e 14/9 (sábado e domingo)
- Das 10h às 18h – Sessão de autógrafos
- Visita Guiada Pela história da ladeira, ler a R. Ébano Pereira | Mediação: Felipe Tkac e Gabriel Paris
- Ônibus do Chico Bento (camarim de pintura facial, modelagem com massinhas, contador de histórias e espaço leitura)
14/9 (domingo)
· 10h – Janjão, o Resgate de Florisbela – Cia Elder Kloster
· 11h – Visita Guiada Praça Santos Dumont, sob a sombra das Tipuanas. Mediação: Felipe Tkac e Gabriel Paris
· 13h – Pololos MUCIRCAL
· 15h – O Melhor Espetáculo de Hoje – Companhia Os Barbacas
Telaranha
13/9 (sábado)
- 16h – Contação de histórias – Cleo Cavalcanty
14/9 (domingo)
- 11h – Contação de histórias – Cleo Cavalcanty
- 16h – Contação de histórias – Samara Rosa
A programação completa do Festival da Palavra pode ser consultada AQUI.