Cultura

Saem os cinco finalistas do Prêmio Jabuti 2025; tem paranaense no páreo

Lycio Vellozo Ribas
07jabuti rovena rosa

Livros. Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

A lista de cinco finalistas do Prêmio Jabuti 2025, anunciada pela Câmara Brasileira do Livro nesta terça (7). Havia três semifinalistas paranaenses, e um deles entrou entre os finalistas.

Na categoria de Economia Criativa, a obra “Plenitude na envelhescência: realidade possível” foi criada por um coletivo feminino de 12 autoras distribuídas no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. E está entre as cinco finalistas da categoria.

Por outro lado, dois paranaenses ficaram de fora dos cinco indicados entre os finalistas. Na categoria História em Quadrinhos, o paranaense André Caliman estava entre os 10 semifinalistas pela obra ‘Era Uma Vez no Contestado’. Outro paranaense, Jr Bellé, recebeu indicação na categoria Poesia.

O Jabuti agora reduziu de dez para cinco os candidatos a cada uma de suas 23 categorias – só a de saúde e bem-estar conta com seis finalistas. A exceção segue o regulamento do prêmio, já que houve um empate entre dois escritores posicionados entre as melhores classificações.

A premiação desse ano será realizada em 27 de outubro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em comemoração ao título da cidade como Capital Mundial do Livro pela Unesco. A personalidade literária homenageada na cerimônia será a escritora Ana Maria Machado, que já venceu o prêmio Hans Christian Andersen de literatura infantil.

A lista completa de finalistas do Prêmio Jabuti 2025.

EIXO: LITERATURA

CONTO

CRÔNICA

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

INFANTIL

JUVENIL

POESIA

ROMANCE DE ENTRETENIMENTO

ROMANCE LITERÁRIO

EIXO: NÃO FICÇÃO

ARTES

BIOGRAFIA E REPORTAGEM

ECONOMIA CRIATIVA

EDUCAÇÃO

NEGÓCIOS

SAÚDE E BEM-ESTAR

EIXO: PRODUÇÃO EDITORIAL

CAPA

ILUSTRAÇÃO

PROJETO GRÁFICO

TRADUÇÃO

EIXO: INOVAÇÃO

ESCRITOR ESTREANTE – POESIA

ESCRITOR ESTREANTE – ROMANCE

FOMENTO À LEITURA

LIVRO BRASILEIRO PUBLICADO NO EXTERIOR

⚠ Comunicar erro