Cultura Cinema

Seis filmes vão disputar a vaga de representante do Brasil ao Oscar 2026; confira os finalistas

Agência Brasil, editado por Rodolfo Luis Kowalski
filme

Wagner Moura em ação: Brasil vai tentar levar mais um Oscar em 2026 (Foto: Victor Jucá/Divulgação)

Estão definidos os seis filmes finalistas para a vaga de representante do Brasil ao Oscar de 2026. A lista foi divulgada nesta segunda-feira (8 de setembro) pela Academia Brasileira de Cinema.

A reunião final para a escolha do filme brasileiro que vai tentar uma vaga à categoria de Melhor Filme Internacional da premiação, por sua vez, acontece no dia 15 de setembro, na próxima segunda.

Conheça os finalistas:

Indicação garantida?

A respota é “Não”. Ter sido escolhido como o representante brasileiro ao Oscar não significa que o filme já terá garantida uma indicação ao prêmio.

Cada país indica um filme como seu representante para a disputa. A partir dessas indicações, o Oscar faz uma seleção dos filmes que, de fato, vão concorrer ao prêmio mais famoso do cinema mundial. A cerimônia que entregará as estatuetas do Oscar está marcada para acontecer somente no dia 15 de março de 2026.

Os filmes foram escolhidos a partir de uma pré-lista de 16 filmes, que havia sido divulgada pela Academia Brasileira de Cinema há cerca de um mês.

Uma das grandes apostas está no filme O Agente Secretovencedor dos prêmios de Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho, e de Melhor Ator, para Wagner Moura, no Festival de Cannes, uma das mais importantes premiações do cinema mundial.

Mas a concorrência é forte: O Último Azul, por exemplo, foi premiado com o Urso de Prata em outro importante festival, o de Berlim; Oeste Outra Vez recebeu o Kikito de melhor filme no Festival de Gramado do ano passado; enquanto Baby, Manas e Kasa Branca acumulam também uma série de premiações pelo mundo.

Atores Rodrigo Santoro e Denise Weinberg em cena de O último azul. Guilhermo Garza/Desvia/Divulgação

No início deste ano, o Brasil conquistou seu primeiro Oscar, com o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, na categoria de Melhor Filme Internacional.