Semana do Patrimônio Cultural celebra bens imateriais do Paraná com programação gratuita em todo o estado

Editado por Alana Morzelli
cctg_festival_homero_curitiba_2025_credito_gilson_camargo

Foto: Gilson Camargo

De 11 a 17 de agosto, o Paraná celebra sua riqueza histórica e cultural com a Semana do Patrimônio Cultural, promovida pela Cultura Paraná, por meio da Coordenação de Patrimônio Cultural. A edição deste ano tem como tema “Caminhos do Imaterial à Convergência Nacional” e traz uma programação intensa que valoriza os bens imateriais do Estado.

Ao longo da semana, o público poderá participar de mesas-redondas, palestras, homenagens e relatos sobre manifestações culturais como o fandango caiçara e os clubes sociais negros. A programação inclui também o lançamento do livro digital Serra do Mar, Patrimônio Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico e atividades abertas como uma corrida noturna e um pedal cultural.

A abertura oficial do evento será no Auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer (MON), na segunda-feira (11), às 9h. Todas as atividades são gratuitas, mas algumas exigem inscrição prévia. A programação completa está disponível neste link.

Destaques da semana nos espaços culturais do Estado

MAC Paraná
Na terça-feira (12), o MAC inicia a Ocupação Mulheres Arquivadas, com a artista Laura Ridolfi conduzindo uma oficina de pintura e escrita dentro do projeto MAC de Portas Abertas. A proposta é integrar pintura, desenho e escrita em um encontro prático e sensível.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Além de receber a abertura da Semana do Patrimônio, o MON segue com uma agenda variada de atividades:

As exposições em cartaz incluem “Re-Selvagem”, “Teia à Toa”, “Miguel Bakun”, “África”, “Ásia”, “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, entre outras.

Teatros do Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório)

Teatro José Maria Santos

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Projetos fixos:

Eventos culturais:

Seção Infantil:

Seção Braille:

Residência na Academia Alfredo Andersen

Durante agosto e setembro, a dupla H-AL (Alexandre Linhares e Thifany F.) desenvolve ações de arte têxtil na residência artística da Academia Alfredo Andersen. A proposta é bordar, costurar e modelar sobre os corpos de artistas que frequentam o espaço, numa intervenção performática e colaborativa.