20250221_150149
As ‘Maris’ do Pole Dance (Luísa Mainardes)

Com cerca de 50 atletas participantes, o Sexy September, primeiro festival de pole dance do Paraná, acontece no dia 27 de setembro, a partir das 15h, no Teatro Enio Carvalho, em Curitiba. O evento deve receber mais de 360 espectadores e promete exaltar a expressão artística da modalidade.

Segundo dados da Vortex, o crescimento do pole dance no Paraná atingiu 45% em 2024, incentivando a realização de eventos voltados a adeptos de todo o estado.

Para Mariana Souza, atleta mundial e organizadora do festival pelo studio Gravitarte, o objetivo do Sexy September é criar um espaço seguro para a expressão artística e sensualidade sem julgamento. “Quando estamos livres de um olhar de avaliação, conseguimos nos expressar muito mais e o céu se torna o limite da imaginação. Podemos dançar de maneira mais livre, mais leve”, afirma.

Ao contrário de campeonatos, o festival não tem caráter competitivo e prioriza a troca artística e o compartilhamento com o público. “A ideia não é mostrar habilidades, e sim deixar o corpo fluir e falar”, ressalta Mariana.

Expressividade e moda no pole dance

Além das apresentações, a capital recebe uma marca de roupas voltada à performance artística no pole dance. Bárbara Bioni, atleta e fundadora da Vortex Pole Dancing, apresenta a coleção Açúcar e Champagne, com 11 modelos em 6 tamanhos, desenvolvida para oferecer conforto e liberdade de movimento.

“Queremos transformar a vida colorida em experiências de prazer e arte. Nossas roupas são sobre sentir o doce da vida enquanto nos expressamos com o corpo”, explica Bárbara. A marca celebra a fusão de força e arte, homenageando a “deusa do pole dance”.

O festival, apoiado por Vortex e studio Elô Alcântara, reforça a crescente popularidade da modalidade no estado, incentivando atletas a explorar novas formas de expressão e conectando público e dança de maneira inclusiva e artística.

Serviço:
Evento: Sexy September – 1º Festival de Pole Dance do Paraná
Data: 27 de setembro, a partir das 15h
Local: Teatro Enio Carvalho, Curitiba
Ingressos: Disponíveis no Sympla