O resultado de uma intensa trajetória musical internacional, passando por cinco países nos últimos anos. Essa é em resumo a proposta do show Casas e Raízes que o músico e compositor Thiago Duarte vai apresentar na próxima quinta-feira, dia 31, às 20 horas, com entrada franca, no Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro s/nº). Na ocasião o contrabaixista será acompanhado pelos músicos Luiz Gustavo Rocha (bateria), Davi Sartori (piano e direção musical), e Jota P (saxofone) e vai apresentar composições autorais – escritas durante seu período na Europa, entre Berlim e Basel – que estarão no seu novo álbum, ainda inédito, que será lançado este ano.
Leia mais
- Bares com karaokê em Curitiba para soltar a voz e se divertir
- Portão Cultural recebe Bairro Black do MUV para celebrar a Consciência Negra
O projeto Casas e Raízes é uma tradução musical da vida e dos sentimentos de Thiago Duarte na última década. Ele lembra que neste período teve uma vida quase nômade e, curiosamente, em cada lugar que morou se sentia em casa. Não importa o local, a música estabelecia uma raiz brasileira. “O disco tem um simbolismo entre a minha vida e como ela interfere na minha música. A sonoridade deste trabalho tem uma fusão entre o que aprendi aqui no Brasil e o que eu assimilei no exterior. As composições são como casas e cenas musicais deste trajeto”, explica.
Thiago Duarte conta que o show no Paiol, tem uma formação de músicos que não é exatamente a mesma do disco que já foi gravado e será lançado em breve. “No Paiol vai ser um quarteto piano, baixo, bateria e sax. Mas o disco, originalmente, foi gravado com três formações diferentes: com músicos de Curitiba, São Paulo e Berlim. Todas essas formações fazem alusão ao processo de constante imigração musical. O show, então, é uma adaptação de tudo isso”, contextualiza o músico.
A história de Thiago Duarte
Thiago Duarte é contrabaixista, compositor e mestre em cognição musical/educação pelo Jazz Institute Berlim. Nos últimos dez anos tocou e gravou ao lado de nomes como Flora Purim, Airto Moreira, Orquestra à base de sopro de Curitiba (com Egberto Gismonti, João Bosco, Maria Rita e Letieres Leite). Se apresentou em festivais nos Estados Unidos, França, Suíça, Portugal, Argentina, Índia e Brasil. Como compositor, lançou seu primeiro álbum em trio pelo selo Ars Magna em 2021, com a participação de Airto Moreira em duas faixas.
O projeto Casas e Raízes tem o incentivo da Phil Young, IOP e Centro Diagnóstico Água Verde e é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Serviço: Thiago Duarte – show do projeto Casas e Raízes com o músico.
Quinta-feira, dia 31 de outubro, às 20 horas, no Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro s/nº).
Entrada Franca.
Retirada dos ingressos na bilheteria 30 minutos antes do espetáculo.
Capacidade de público: 215 lugares
Classificação etária: Livre.
Duração 65 min.