
Depois do sucesso da 6ª Mostra de Teatro de Bonecos, com a apresentação de 15 espetáculos e a exposição Tradição Animada, o evento reforçou a potência do Teatro de Formas Animadas como linguagem artística acessível, sensível e transformadora. Agora, a Mostra segue para uma nova etapa, com apresentações nas regionais da cidade e atividades no já tradicional Domingo no Centro, além de oficinas voltadas à formação de público e de novos artistas.
Leia mais:
- Domingo no Centro de Curitiba, edição de julho, será especial: veja como fica o trânsito na região
- Dia dos Avós tem cinema com pipoca e muito mais em Curitiba neste sábado; veja a programação
Para o produtor e ator Candiê Marques, o sucesso da primeira fase do evento é reflexo de um trabalho contínuo de valorização da linguagem.
“A Mostra já é um marco no calendário cultural de Curitiba. A resposta do público no Memorial foi impressionante, famílias inteiras, crianças encantadas, artistas trocando experiências. Agora, é a vez dos bairros receberem essa energia, com espetáculos de altíssimo nível acessíveis a todos”, destaca.
Programação no Domingo no Centro e em Regionais da Cidade
No dia 27 de julho, a Mostra marca presença na Rua XV de Novembro com duas apresentações dentro da programação do Domingo no Centro, projeto que tem atraído cada vez mais curitibanos para vivências artísticas na região do centro de Curitiba.
“O teatro de formas animadas tem essa potência de se conectar com diferentes públicos, em qualquer espaço — seja na rua, na praça ou no palco. Estar no centro da cidade, num domingo, integrando uma programação aberta como o Domingo no Centro, é permitir que o encontro com a arte aconteça de forma natural, afetiva e coletiva. É quando a surpresa e o encantamento surgem no cotidiano, no caminhar das pessoas”, comenta Candiê Marques.
A programação da Mostra se estende também para os Centros Culturais e regionais da cidade, com apresentações em locais como Bairro Novo, Santa Felicidade, Boa Vista e no Centro Estadual de Capacitação em Arte Guido Viaro. A descentralização é uma das marcas do evento. “É uma escolha política e poética. Levar espetáculos para onde, muitas vezes, não há programação contínua é também afirmar que a cultura deve chegar a todos os territórios”, completa o produtor.
Oficinas gratuitas de Teatro de Bonecos
Além das apresentações, a Mostra também investe em formação e qualificação, oferecendo oficinas com artistas reconhecidos da área. Os encontros acontecem em agosto na UTFPR e abrangem diferentes técnicas e abordagens, como construção de bonecos, teatro lambe-lambe e teatro de sombras. “As oficinas são fundamentais para estimular novos olhares e futuros artistas. É na prática, na troca, que essa arte se fortalece e se reinventa. E tudo isso com acesso gratuito”, afirma Candiê.
Para mais informações, acesse a página do Instagram da @mostraparana_teatrodebonecos
A 6ª Mostra Paraná de Teatro de Bonecos é um projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura de Curitiba – Fundação Cultural e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Serviço – 6ª Mostra Paraná de Teatro de Bonecos:
Domingo no Centro – no calçadão da Rua XV de Novembro, entre a Praça Osório e o Bondinho
Data: 27/07 (domingo)
11h30 – O Presente (Cia Arteiros)
12h30 – Circo Zika (Coletivo Zikado)
de 19/07 a 08/08 – Apresentações gratuitas em regionais de Curitiba (confira a programação)
Oficinas (gratuitas – inscrições via Instagram)
– Oficina de Construção de Bonecos | com Eduardo Santos
Datas: 7 e 8 de agosto | Horário: 14h às 18h | Local: UTFP
– Oficina de Introdução ao Teatro Lambe-lambe | com Inecê Gomes
Datas: 21 e 22 de agosto | Horário: 18h às 22h | Local: UTFPR
– Oficina de Teatro de Sombras | com Marcelo Andrade dos Santos
Datas: 27 e 28 de agosto | Horário: 8h às 12h | Local: UTFPR
Mais informações: @mostraparana_teatrodebonecos