O tenor espanhol Jose Carreras, 62 anos, anunciou sua aposentadoria das óperas em uma entrevista publicada no jornal britânico The Times, nesta sexta-feira (8). Segundo ele, aos 62 anos não é mais possível suportar o rigor para os papéis principais em óperas.
“Se eu posso fazer recitais, adaptando o repertório às minhas necessidades, então não há problema, está bom”, disse o tenor. “Mas com óperas, ao menos que as condições ideais existam, minha carreira está acabada”.
Carreras é um dos conhecidos “três tenores”, como foram chamados o cantor e seus colegas Placido Domingo e Luciano Pavarotti. No início dos anos 1990, eles formaram uma parceria para um concerto duante a Copa do Mundo de 1990, na Itália. As gravações e shows dos três levaram o grande público à ópera e foi um grande sucesso comercial.
Pavarotti morreu em 2007 após uma longa luta contra um câncer de pâncreas. E Carreras, curiosamente, teve que passar por um tratamento contra Leucemia, nos anos 80. Com sua aposentadoria, Domingo, 68 anos, é o único do trio que continua a atuar em óperas.
Carreras se apresentou em Curitiba em duas oportunidades. Na primeira, em 1993, cantou na Pedreira Paulo Leminski, como parte dos festejos dos 300 anos da cidade. No ano passado, fez dois shows no Teatro do Positivo, nos dias 29 e 31 de março — desta vez, para o aniversário de 315 anos.