Toledo deu o primeiro passo para a criação da Orquestra Serprati. Fruto de uma parceria entre a farmacêutica Prati-Donaduzzi, a Serprati e a Prefeitura de Toledo, o projeto reúne talentos musicais da região Oeste do Paraná e marca o início da formação de uma orquestra sinfônica na cidade.
“A música está no DNA da Prati-Donaduzzi. Um exemplo disso é a formação e o apoio ao Coral Serprati que há vários anos leva música à comunidade”, conta o CEO da Prati-Donaduzzi, Eder Maffissoni. “Há dois anos, nos propuseram um novo desafio que foi a realização do Festimap (Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná). Neste ano, vamos ampliar esse projeto, aumentamos em 40% a nossa destinação de recursos por meio da lei de incentivo à cultura e, assim, dando início à formação de uma orquestra no município”, ressalta Maffissoni.
De acordo com o presidente da Serprati, Lucas Soares, o objetivo é reforçar a cultura local, com aulas gratuitas de nível básico de violino, violoncelo, viola erudita e contrabaixo para crianças a partir de 12 anos e sem limite de idade. “Nossa meta é, em 2025, fecharmos uma turma com 60 alunos, que serão conduzidos pelo maestro do Festimap, Jean Reis”, conta. As aulas serão realizadas aos sábados e as inscrições são abertas para toda a comunidade.
As aulas e apresentações serão em espaços cedidos pela Prefeitura, como o Teatro Municipal, por meio de parcerias com a Secretaria Municipal da Cultura. “Para nós da Prefeitura de Toledo é extremamente importante apoiar o projeto que a Prati-Donaduzzi nos apresentou hoje. A música é algo que nos leva a outro patamar, eleva nossa alma. Tudo aquilo que estiver ao alcance do poder público no sentido de fomentar a inclusão de políticas públicas no campo das artes será feito porque a cultura é um meio transformador para nossa sociedade”, afirma o prefeito Mario Costenaro.
Festimap
A primeira apresentação da Orquestra Serprati será durante a segunda edição do Festimap, que acontece entre os dias 13 e 19 de julho, no Teatro Municipal de Toledo e contará também com a apresentação de quatro pianistas italianos, camerata Serprati e quarteto avançado de cordas.
“Desde o início, senti uma simpatia e sincronização de ideais com a Prati-Donaduzzi. A velocidade das coisas é tão rápida que já temos 40 musicistas inscritos neste projeto. Agora vamos começar a alinhar o repertório, os ensaios e preparar nossa primeira apresentação”, conta, entusiasmado, o maestro. “Os inscritos no nível básico passarão por uma seletiva e aulas em grupo, para depois irem para o acompanhamento individual”, frisa Reis.
Os interessados em participar da Orquestra de Cordas Serprati devem fazer a inscrição pelo site https://festimap.com.br/inscricao/.