Turma da Mônica Jovem bate recorde de vendas

Quatro primeiras edições da revista venderam mais de 1,5 milhão de exemplares

Agência Estado

Os quadrinhos da “Turma da Mônica Jovem”, que mostram a versão adolescente dos personagens criados por Maurício de Souza, atingiram uma marca recorde de vendas para o mercado de HQs. Juntas, as quatro primeiras edições da revista venderam mais de 1,5 milhão de exemplares. Com o sucesso o desenhista já se prepara para levar as aventuras do grupo para a televisão.

As histórias da nova linha de títulos da Turma da Mônica foram lançadas em agosto do ano passado, durante a Bienal do Livro de São Paulo. No mesmo dia, já dava para perceber que o quadrinho seria bem-recebido pelos leitores: eles fizeram filas para comprar a novidade, que chegou ao número seis em janeiro.

Os números de venda comprovam que a nova série é de fato um grande sucesso. A tiragem mensal do título, de 375 mil, em média, deixa para trás algumas das principais publicações do gênero nos Estados Unidos, o país das histórias em quadrinhos (que por lá são conhecidas como ‘comix’).

A revista do Batman, por exemplo, um dos personagens mais rentáveis para a indústria norte-americana, vende por volta de 100 mil por mês, enquanto que a HQ solo do Super-homem não chega nem a 50 mil.

Com o bom desempenho dos novos quadrinhos, Maurício de Souza planeja lançar as revistas no exterior e levar a turma para a TV. “Estamos negociando com a Cartoon para viabilizar a possibilidade de fazer um desenho com a Turma da Mônica Jovem. Também teremos uma reunião com representantes de um estúdio chinês, que pode coproduzir a série animada”, diz o desenhista.

Quando a primeira edição foi lançada, alguns fãs torceram o nariz por conta das mudanças no perfil dos personagens. Na série adolescente, Cebolinha só fala errado quando fica nervoso e não mais o tempo todo, pois fez tratamento com um fonoaudiólogo. Cascão aprendeu que é necessário tomar banho para ter uma vida mais saudável e Magali passou a se alimentar de forma mais saudável – embora continue a ser a mais gulosa do grupo.

Até o estilo do quadrinho é diferente daquele que foi consagrado pelas HQs tradicionais da Mônica. As aventuras do grupo de adolescentes são publicadas em estilo de mangá.

A chave para agradar aos novos leitores, segundo Souza, é usar a tecnologia para aprimorar a nova série de Mônica e seus amigos. “Entro no Orkut e em outros sites para ver o que os leitores estão achando da revista, para ver o que podemos melhorar”, conta.

O desenhista, que completa 50 anos de carreira em 2009 (o primeiro personagem foi o Bidu), também atribui o sucesso da revista a uma lacuna no mercado de quadrinhos. “A ideia de publicar a Turma Jovem era antiga, pois víamos que tinha espaço para um título jovem, com aventura e romance, no estilo dos mangás.”