Turma da Mônica volta à telona em clima de ‘Stranger Things’

‘Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo’ estreia nesta quinta-feira

Da Assessoria
Cult Monica abre

Denise, Jeremias, Milena, Titi, Cebolinha, Carminha, Mônica, Zé Luiz, Cascão e Magali (Divugação)

Turma da Mônica em clima de ‘Stranger Things’? A ideia de um filme com Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e companhia bela possa estar em um filme de suspense juvenil e sobrenatural parece inconcebível. Mas neste caso não se trata da turma que já esteve nos filmes ‘Laços’ e ‘’Lições’, dois live-action dos personagens de Maurício de Sousa recheados de fofura e nostalgia. O assunto aqui é a Turma da Mónica Jovem, que traz os mesmos personagens criados por Maurício de Sousa, mas na adolescência. ‘Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo’ estreia nesta quinta-feira (18) em Curitiba.

A comparação com a série ‘Stranger Things’ é irresistível, já que a atmosfera de ‘Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo’ é marcada por suspense. O próprio universo dos gibis da Turma da Mônica Jovem apresenta um clima mais crescido e fantasioso que o da contraparte mais famosa, a das crianças

Mas, crianças ou adolescentes, ainda são Mônica (aqui, interpretada por Sophia Valverde), Cebola (Xande Valois), Magali (Bianca Paiva), Cascão (Theo Salomão) e Milena (Carol Roberto). Todos com cores remetendo aos personagens-crianças — Mônica de vermelho, Cebolinha de verde e por aí vai. O longa vai mostrar o primeiro dia de aula do Ensino Médio da turma. Logo de cara, Mônica terá que lidar com a “abelha-rainha” da escola, a loira malvada Carminha Frufru (Giovanna Chaves) e sua amiga Denise (Carolina Amaral). Lidar, no caso, significa não dar coelhadas (essa fase já passou para a Mônica…). Os amigos, unidos juntos desde a infância, agora compartilham os medos e as inseguranças típicas da adolescência.

Como se o Ensino Médio já não fosse suficientemente assustador para os jovens, o cotidiano no colégio não anda normal. E a turma descobre que Museu do Limoeiro será leiloado. Então, os jovens se unem para salvar o local. O que não imaginam é que segredos antigos e ameaças assustadoras do bairro do Limoeiro surgirão, revelando um enigma muito maior do que esperavam.

Dirigido por Maurício Eça, ‘Turma da Mônica Jovem’ mostra ser uma franquia absolutamente distinta de ‘Laços’ e ‘Lições’. Seria uma parte de um Mauricioverso? Está perto disso. Até porque é mais um filme de personagens de Maurício de Sousa, mas não o último. O próprio Maurício vai ganhar uma cinebiografia, cuja previsão de lançamento é 18 de abril deste ano. E ainda há o aguardado filme de Chico Bento, que já apareceu brevemente em ‘Turma da Mônica: Lições’. O longa do menino da roça está prometido para 27 de junho. Com tantos personagens e alternativas, não os levar para a telona é que seria uma coisa estranha.