
As unidades da CAIXA Cultural apresentam os últimos dias da exposição 20 Anos Extraordinários.A mostra celebra as duas décadas de patrocínio do banco ao CPB e reúne obras sensoriais que geram experiências de inclusão ao público, além do acervo fotográfico do CPB. A visitação é gratuita e se encerra neste mês de outubro em datas específicas para cada unidade.
As unidades da CAIXA Cultural em São Paulo, Brasília, Recife e Curitiba recebem visitação para a exposição até 08 de outubro. Em Salvador e Fortaleza a mostra finaliza no dia 12 do mesmo mês. Já no Rio de Janeiro, é possível acompanhar até 15 de outubro.
Composta por fotografias, instalações artísticas, depoimentos em vídeo, narrações históricas e ilustrações táteis, a mostra tem como objetivo transmitir o orgulho nacional aos paratletas e dar visibilidade ao esporte paralímpico. A exposição tem a acessibilidade como premissa e dispõe de pisos táteis, legendas, braile, recursos sensoriais como texturas, aromas e áudios.
Trabalhando movimentos e sensações, a exposição conta com uma área interativa, na qual os visitantes podem experimentar emoções parecidas com as que os atletas sentem nas pistas, quadras e piscinas. Entre as obras, destaque para os bumbos tocados pelo público que emitem não apenas o som, mas vibrações percebidas mesmo por pessoas com deficiência auditiva.
Mais adiante, os visitantes caminham por uma “floresta de medalhas”, e pelos sons das suas batidas, cores e até cheiros, são remetidos às vitórias que o país já conquistou. Outro destaque é a parede de fotografias dos Jogos Paralímpicos de 2020 feitas por João Maia, fotógrafo cego que cobriu o evento.
Nos últimos dias da exposição, a CAIXA Cultural organiza visitas mediadas à mostra em todas as unidades. São datas e horários específicos para cada um dos sete espaços, onde o visitante conta com o acompanhamento da equipe do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira que conduz a visita, aprofundando as informações sobre as obras e os artistas.
Loterias CAIXA e o esporte paralímpico
As Loterias CAIXA apoiam o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2003, sendo o mais duradouro patrocínio a um comitê nacional na história do paradesporto mundial.
O patrocínio permite a manutenção dos 67 Centros de Referência espalhados pelo país e o atendimento de mais de 3,5 mil atletas, entre iniciação esportiva e alto rendimento.
Serviço:
Exposição 20 Anos Extraordinários
Locais: CAIXA Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo
Visitação:
São Paulo, Brasília, Recife e Curitiba: até 08 de outubro
Salvador e Fortaleza: até 12 de outubro
Rio de Janeiro: até 15 de outubro
Visitas mediadas:
São Paulo: 07 e 08/10 às 11h
Salvador: 07, 08, 11 e 12/10 às 14h
Fortaleza: 11/10 às 19h; 07, 08 e 12/10 às 16h;
Brasília: 07 e 08/10 às 14h
Recife: 07 e 08/10 às 11h
Curitiba: 07 e 08/10 às 15h
Rio de Janeiro: 13/10 às 19h; 14 e 15/10 às 14h
Mais informações: Site CAIXA Cultural
Entrada gratuita
Acesso para pessoas com deficiência